ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Sem fila, ponto de vacinação itinerante imuniza mais de 300 pessoas no feriado

Recomendação é para que moradores se atentem ao calendário e façam cadastro antes de sair de casa

Clayton Neves e Caroline Maldonado | 07/09/2021 13:59
Com vários atendentes disponíveis, posto de vacinação não teve fila durante toda a manhã. (Foto: Paulo Francis)
Com vários atendentes disponíveis, posto de vacinação não teve fila durante toda a manhã. (Foto: Paulo Francis)

Ponto de vacinação itinerante, o polo de testagem da covid-19, em frente a Praça do Rádio Clube, imunizou mais de 320 pessoas entre as 7h30 e as 13h30, desta terça-feira (7). Sem fila e com atendimento rápido, o local, bem no centro da cidade, é opção fácil para quem quer aproveitar a folga de feriado para se proteger contra a covid-19. As aplicações seguem até às 17h.

Local está aplicanto, 1ª, 2ª e 3ª doses. (Foto: Paulo Francis)
Local está aplicanto, 1ª, 2ª e 3ª doses. (Foto: Paulo Francis)

Depois de pelo menos dois meses tentando, a faxineira Edna Braz Saviano, de 45 anos, finalmente conseguiu tomar a primeira dose da vacina. “Quando liberou para minha idade, eu tive covid, logo depois, fiquei gripada e não consegui tomar”, explica. Hoje, já recuperada, ela não pensou duas vezes, depois de saber que  a aplicação das doses seria feita mesmo no feriado.

Com a primeira vacina garantida, a trabalhadora deixou o conselho para quem ainda não se imunizou. “O negócio é se prevenir, principalmente, os mais jovens, porque, muitas das vezes, são eles que levam a doença para dentro de casa”, completa.

O marido dela, o empreiteiro rural Ademiro de Souza Ferreira, de 46 anos, também conseguiu se vacinar. Da zona rural, ele aponta as dificuldades de acesso para quem está distante da área urbana e central da cidade. “Nós somos do distrito de Rochedinho e é uma batalha para se vacinar. Às vezes, abre calendário, mas a gente não pode vir. Ficamos desfavorecidos”, relata.

Com a folguinha no feriado, Ademiro garantiu a imunização dele e da esposa. “Agora, é só voltar no dia 5 de outubro para tomar a segunda dose”, comemorou.

Elaine Barbosa, coordenadora de imunização, aconselha a verificar o calendário de vacinação antes de sair de casa e, se possível, também fazer o cadastro para vacinação antecipadamente para agilizar o atendimento.

Hoje, podem se vacinar com a primeira dose pessoas a partir de 12 anos. A segunda dose é para quem tomou tomou a Pfizer até dia 17 de julho, da Astrazeneca até 8 julho e da Coronavac até 15 de agosto. O reforço com a terceira dose é para pessoas com imunodeficiência que tenham tomado a segunda há pelo menos 28 dias ou para idosos com 70 anos ou mais que tomaram a segunda dose há pelo menos seis meses.

“É preciso se atentar ao calendário, porque muita gente vem aqui, mas ainda não está na data de tomar e a gente não tem como aplicar”, pontua Elaine.

Nos siga no Google Notícias