ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Sem idosos ou crianças, missas de domingo voltam com máscaras e distanciamento

Seguindo normas de prevenções, parte dos fiéis frequentaram missa presencial em igrejas tradicionais como São José

Tainá Jara | 26/04/2020 11:07
Na Paróquia Cristo Rei, fiéis tiveram de utilizar máscaras e manter distanciamento de segurança para assitir missa presencial (Foto: Divulgação/Paróquia Cristo Rei)
Na Paróquia Cristo Rei, fiéis tiveram de utilizar máscaras e manter distanciamento de segurança para assitir missa presencial (Foto: Divulgação/Paróquia Cristo Rei)

Sem a presença de idosos e crianças, com uso de máscaras e distanciamento de segurança, os fiéis começam a se sentir seguros para retomar a rotina das tradicionais missas dominicais, nas igrejas de Campo Grande. Paróquias como a São José e a Cristo  Rei programaram celebrações para este domingo. A Perpétuo Socorro, no entanto, mantém exclusivamente as transmissões online.

Desde o dia 18 de abril, depois de decisão judicial, as igrejas e templos religiosos, estão autorizadas a realizar celebrações presenciais. As católicas devem seguir normas estabelecidas pelo decreto municipal e também pela Arquidiocese de Campo Grande.

De acordo com o arcebispo metropolitano, Dom Dimas Lara Barbosa, apesar de estarem autorizadas desde a semana passada a realizar as missas, a maioria das paróquias e comunidades optaram por retomar as atividades na segunda-feira. “A maioria foi introduzindo as celebrações durante a semana, inclusive ontem, sábado”. Hoje, porém, com a tradicional missa dominical, foi o dia de mais movimento nas igrejas da Capital.

A Paróquia São José, localizada na região central da Capital, divulgou nas redes sociais programação para esta semana. Publicação da tarde de ontem, alertou que ainda não é recomendada a participação de fiéis do grupo de risco, como crianças até 12 anos, idosos de 60 anos ou mais, portadores de problemas cardíacos e respiratórios e gestante. Também é foi solicitado que as pessoas chegassem com meia hora de antecedência.

Celebrações estão previstas de segunda a sábado, entre às 6h15 e 18h, nas quartas-feiras às 6h15m 12h e 18h; e domingo às 6h14, 7h30, 09h, 16h30 e 18h.

Luvas e álcool gel também foram distribuidos (Foto: Divulgação/Paróquia Cristo Rei)
Luvas e álcool gel também foram distribuidos (Foto: Divulgação/Paróquia Cristo Rei)

Na Paróquia Cristo Rei, na Coophavilla II, as missas presenciais foram retomadas neste domingo com medidas de prevenção. Os fiéis precisaram utilizar máscaras, produzidas pela Pastoral Social, e respeitar o distanciamento de segurança.

Mesmo assim, as duas igrejas mantiveram as transmissões ao vivo para os fiéis que optarem por não comparecerem as unidades.

Perpétuo Socorro – Como chega a receber cerca de 30 mil fiéis em um único dia, o Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizado na Avenida Mato Grosso,  vai manter exclusivamente as celebrações online.

Às quartas-feiras, quando são realizadas as novenas de hora em hora, o local recebe um grande número de fiéis de várias regiões da cidade. “É um lugar de peregrinação. Seria difícil controlar o fluxo de pessoas. Mas pode ser que mais algumas também não tenham iniciado”, explicou o arcebispo.

Nos siga no Google Notícias