ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Sem negociar reajuste, enfermeiros da Santa Casa paralisam atividades na segunda

Desde maio a categoria espera o diálogo com o hospital

Lucas Junot | 06/07/2017 16:21
Enfermeiros decidiram paralisar atividades no próximo dia 10 (Foto: Arquivo)
Enfermeiros decidiram paralisar atividades no próximo dia 10 (Foto: Arquivo)

Sem reajuste salarial, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Santa Casa vão paralisar suas atividades no próximo dia 10 (segunda-feira). A categoria se rebela contra o “descaso da atual administração que até o momento não se manifesta para iniciar as negociações".

De acordo com o Siems (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), deste o dia 24 de maio, uma minuta de reivindicações da categoria foi encaminhada para a Santa Casa, mas, apesar de tentativas de respostas por meio de ofícios, o hospital não respondeu e nem acenou possibilidade de início das negociações para o reajuste salarial.

Na segunda-feira, 10 de julho, a enfermagem da Santa Casa de Campo Grande paralisará as atividades a partir das 8h da manhã. Com faixas e cartazes, os trabalhadores prometem realizar manifestação em frente ao hospital.

Lázaro Santana, presidente do sindicato, alega que a categoria realizará a manifestação para abrir diálogo e solucionar o impasse. "Do mesmo modo que temos cumprido com todas as exigências da empresa sem nenhuma preguiça e com muito respeito, é o que esperamos da atual presidência do hospital, respeito", enfatiza.

Jornada Cinderela - O sindicato denuncia que nos últimos meses, a categoria tem enfrentado diversas mudanças de "gestão" na Santa Casa, algumas dessas mudanças têm inclusive exposto pacientes e profissionais a riscos, sendo a chamada jornada "cinderela" umas delas. O Siems levou o caso ao Ministério Público do Trabalho e aguarda intermediação do órgão.

"Nesta jornada, imposta pelo hospital e que não está prevista em Convenção Coletiva da Categoria, o trabalhador realiza jornada das 18 horas à meia noite, os prejuízos são reais com sérios riscos a enfermagem, após a meia noite há redução de circulação de transporte coletivos, bem como, de pessoas na região central. Tal fato fragiliza a segurança destes profissionais que estão deixando a jornada”, relata Lázaro.

Além disso, ainda segundo o presidente do Siems, os enfermeiros assumem integralmente os cuidados dos pacientes que estavam sob responsabilidade dos profissionais que deixaram o plantão, deste modo, ficam expostos ao risco de não prestar uma assistência livre de danos aos pacientes como prevê o código de ética profissional, motivado pelo excesso de clientes a quem tem que atender.

Nos siga no Google Notícias