ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Sem pistoleiros, maior júri “da história” tem banco dos réus pela metade

Quatro anos após a execução sumária do jovem estudante, dois acusados estão mortos e terceiro sumiu

Anahi Zurutuza | 19/07/2023 10:58
José Moreira Freires, quando foi preso em Campo Grande, suspeito de executar o delegado aposentado Paulo Magalhães, em 2013 (Foto: Campo Grande News/Arquivo)
José Moreira Freires, quando foi preso em Campo Grande, suspeito de executar o delegado aposentado Paulo Magalhães, em 2013 (Foto: Campo Grande News/Arquivo)

Sem os dois homens apontados como os assassinos de aluguel contratados para matar Matheus Coutinho Xavier, de 20 anos, e Jamil Name, que para a Operação Omertà liderava máfia capaz de eliminar quem ficasse no caminho, “o maior júri da história de Mato Grosso do Sul”, como classifica o promotor Moisés Casarotto, vai terminar com o banco dos réus pela metade. Quatro anos após a execução sumária do jovem estudante de Direito e prisões, dois acusados estão mortos e um terceiro “virou fumaça”.

Desde segunda-feira (17), Jamil Name Filho, 46, é julgado por cinco homens e duas mulheres, representantes da sociedade no Tribunal do Júri, por mandar matar o pai do universitário, Paulo Roberto Teixeira Xavier, 52, plano que terminou com o acadêmico fuzilado na porta de casa. Com três condenações, pelos crimes de extorsão armada, formar organização criminosa e porte ilegal de armas – que já somam 23 anos e 2 meses de prisão –, “Jamilzinho”, como é conhecido, enfrenta um júri popular pela primeira vez.

Ele se senta no banco dos réus ao lado do ex-guarda municipal Marcelo Rios, 46, e do policial civil aposentado Vladenilson Daniel Olmedo, 64, ambos acusados de serem os responsáveis por arquitetar o assassinato e contratar os pistoleiros para colocar o projeto em prática.

Jamil Name e Jamil Name Filho: pai e filho foram acusados de serem os mandantes do crime (Foto: Reprodução)
Jamil Name e Jamil Name Filho: pai e filho foram acusados de serem os mandantes do crime (Foto: Reprodução)

“Livres” do Tribunal do Júri estão Jamil Name, que morreu em 27 de junho de 2021, aos 82 anos, além de José Moreira Freires, o “Zezinho”, e Juanil Miranda. Estes dois últimos apontados pela Omertà como os executores de Matheus Xavier.

Figura fácil nas colunas sociais de Mato Grosso do Sul por décadas e nome atrelado a incontáveis “lendas”, boas e ruins, o “Velho”, como Name era chamado pelos agentes das forças de segurança pública que faziam “bico” como guarda-costas dele e da família, era considerado pela investigação como o “Poderoso Chefão” na organização criminosa, que comandava do jogo do bicho à “milícia que mata” em Mato Grosso do Sul.

Name saiu preso da casa onde vivia, num condomínio luxuoso do Jardim São Bento, bairro nobre da Capital, no dia 27 de setembro de 2019, e nunca mais voltou. Em outubro daquele ano, foi transferido para a Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grade do Norte, onde passou 21 meses até falecer em hospital, vítima da covid-19. Após a morte, nos processos em que respondia, consta como extinta sua punibilidade.

Pistoleiro – O mineiro, natural de Pirapora (MG), José Moreira Freires teria 49 anos hoje, se não tivesse morrido em dezembro de 2020, em troca de tiros com a polícia, coincidentemente em cidade do interior a 270 km de Mossoró (RN), onde os outros réus estavam presos. “Zezinho”, conforme detalhado por uma das testemunhas que depuseram no júri, teria sido o responsável pelos tiros de fuzil AK-47 que mataram o universitário.

Ele era condenado pela execução do delegado aposentado Paulo Magalhães, de 57 anos, ocorrida em 2013, outro desafeto dos Name, segundo a Omertà, e quando Matheus foi morto, em abril de 2019, era monitorado por tornozeleira eletrônica. Uma das provas juntadas no processo foi os dados do monitoramento, que mostram Zezinho nas proximidades da casa no Jardim Bela Vista, onde a vítima morava com o pai, dias antes do crime.

Freires morava há dois meses em Lagoa de Pedra (RN) e mantinha laboratório para produção de crack, quando foi investigado e abordado pela polícia nordestina. Próximo ao corpo, após a troca de tiros, agentes encontraram uma pistola roubada de um policial da cidade. A abordagem ao suspeito de tráfico pela Deicor (Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado) aconteceu na zona rural.

Zezinho também era ex-guarda civil metropolitano de Campo Grande e teve o nome excluído do processo que julga a morte de Matheus depois do confronto.

Força-tarefa chegou a oferecer recompensa a quem desse informações sobre o paradeiro dos foragidos (Foto: Reprodução)
Força-tarefa chegou a oferecer recompensa a quem desse informações sobre o paradeiro dos foragidos (Foto: Reprodução)

Procurado pela Interpol - Outro ex-guarda municipal, Juanil Miranda desapareceu em abril de 2019, dias após a morte do jovem acadêmico de Direito. Ele é considerado foragido da Justiça, embora exista boato de que ele foi morto no Paraguai. Ao longo das investigações da execução por engano, a família dele chegou a procurar a polícia sul-mato-grossense para registrar o desaparecimento. Um parente, que deu depoimento ao Garras (Delegacia Especializada em Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros), disse que Miranda nutria “fortes vínculos” com Zezinho há pelo menos duas décadas quando sumiu.

Além de monitorar a rotina de Xavier, no dia do assassinato, teria sido Juanil que dirigiu o Onix preto, de onde da janela, Zezinho disparou os projéteis de grosso calibre que mataram Matheus.

Procurado há quatro anos, hoje o ex-guarda teria 46 anos. Já no rol dos mais perigosos do Brasil, o nome de Juanil Miranda foi parar em outra lista escandalosa: dos 11 criminosos mais procurados do país que receberam auxílio emergencial de R$ 600 do Governo Federal, em 2020.

A liberação do pagamento para metade dos 22 mais procurados do Brasil foi divulgada pelo Fantástico, exibido pela Rede Globo. O Campo Grande News consultou o portal da Caixa em que é possível acompanhar a situação do auxílio.

O nome de Juanil foi incluso na lista vermelha – a de maior alerta – de procurados da Interpol (The International Criminal Police Organization). Como não se sabe o paradeiro do réu, a Justiça desmembrou o processo para que ação penal contra ele tramite paralelamente e determinou a suspensão dos trâmites até que ele seja capturado.

Marcas da artilharia pesada contra caminhonete conduzida por Matheus Xavier, morto aos 20 anos (Foto: Direto das Ruas/Arquivo)
Marcas da artilharia pesada contra caminhonete conduzida por Matheus Xavier, morto aos 20 anos (Foto: Direto das Ruas/Arquivo)

Morto por engano – O estudante de Direito, Matheus Coutinho Xavier, foi assassinado no dia 9 de abril de 2019. O ataque aconteceu por volta das 18h, quando ele saía da casa onde vivia com o pai e irmãos, no Jardim Bela Vista, bairro nobre de Campo Grande.

A investigação apurou que o universitário foi morto por engano, pois estava manobrando a caminhonete S10 do pai. O policial militar reformado Paulo Roberto Teixeira Xavier era considerado traidor pela família Name, por isso, seria o alvo. O rapaz foi atingido com sete tiros de fuzil AK-47 e o disparo fatal foi na base do crânio.

Acompanhe ao vivo o julgamento através do nosso Facebook, clicando aqui.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias