Sesau cria classificação de risco e vai monitorar quem procurar teleconsulta
Equipe multiprofissional vai ligar para pacientes com coriza e febre durante duas semanas

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) regrou o serviço de teleatendimento médico para casos suspeitos de novo coronavírus em Campo Grande. Em resolução, a pasta criou classificações de risco com base na combinação de sintomas dos pacientes que procuram o serviço.
Serão rotulados em vermelho os usuários que tiverem relatos de coriza, febre, tosse e falta de ar. Os casos serão orientados para atendimento nos CRSs (Centros Regionais de Saúde), UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Os pacientes com relatos de coriza, febre e tosse serão classificados na cor amarela e direcionados para a rede de Atenção Primária ou no polo de atendimento do Parque Ayrton Senna.
Serão classificados como verde os usuários com coriza e febre, e orientados ao isolamento domiciliar e eventual prescrição de medicamento.
Quem procurar o teleatendimento com relatos de coriza ganhará etiqueta azul, com as mesmas recomendações aos classificados na faixa verde.
Em grupo de risco, idosos, gestantes, pessoas com doença crônica, tabagistas e obesos com sintoma de coriza serão classificados como verde.
Monitoramento - A equipe multiprofissional do serviço não vai acompanhar de perto os casos classificados como vermelho e amarelo, uma vez que estes já serão orientados a procurar outro tipo de atendimento.
Os pacientes rotulados na cor verde vão receber ligações a cada 24 horas, durante 14 dias. Em caso de relato de piora do quadro clínico, o contato será transferido para atendimento, reavaliação e orientações médicas.
O monitoramento será realizado via telefone, a cada 48 horas, também por 14 dias, aos classificados na cor azul, com a mesma possibilidade de transferência da ligação para novo atendimento, reavaliação e orientações caso o relato seja de quadro clínico mais crítico.

Drive-thru - Os pacientes atendidos na teleconsulta com caso confirmado de covid-19 após exame no drive-thru instalado na Capital serão monitorados por 14 dias após os primeiros sintomas, podendo ser estendido enquanto houver alteração do quadro clínico.
A equipe multiprofissional só vai encerrar o telemonitoramento após 72 horas do paciente assintomático. Se o relato for de piora do quadro clínico, a ligação será transferida para avaliação da equipe médica.
O teleatendimento poderá prescrever medicação para retirada nas farmácias. Quando necessário, atestado médico será enviado por e-mail.
A resolução foi publicada na edição desta sexta-feira (8) do Diogrande (Diário Oficial do município).
Serviço – Com 80 profissionais, a teleconsulta atende das 6h à meia-noite, sem interrupção. O número para contato é o 2020-2170.