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Sesau cria classificação de risco e vai monitorar quem procurar teleconsulta

Equipe multiprofissional vai ligar para pacientes com coriza e febre durante duas semanas

Jones Mário | 08/05/2020 13:01
Sesau cria classificação de risco e vai monitorar quem procurar teleconsulta
Serviço conta com 80 profissionais de Saúde e atende das 6h até meia-noite (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) regrou o serviço de teleatendimento médico para casos suspeitos de novo coronavírus em Campo Grande. Em resolução, a pasta criou classificações de risco com base na combinação de sintomas dos pacientes que procuram o serviço.

Serão rotulados em vermelho os usuários que tiverem relatos de coriza, febre, tosse e falta de ar. Os casos serão orientados para atendimento nos CRSs (Centros Regionais de Saúde), UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Os pacientes com relatos de coriza, febre e tosse serão classificados na cor amarela e direcionados para a rede de Atenção Primária ou no polo de atendimento do Parque Ayrton Senna.

Serão classificados como verde os usuários com coriza e febre, e orientados ao isolamento domiciliar e eventual prescrição de medicamento.

Quem procurar o teleatendimento com relatos de coriza ganhará etiqueta azul, com as mesmas recomendações aos classificados na faixa verde.

Em grupo de risco, idosos, gestantes, pessoas com doença crônica, tabagistas e obesos com sintoma de coriza serão classificados como verde.

Monitoramento - A equipe multiprofissional do serviço não vai acompanhar de perto os casos classificados como vermelho e amarelo, uma vez que estes já serão orientados a procurar outro tipo de atendimento.

Os pacientes rotulados na cor verde vão receber ligações a cada 24 horas, durante 14 dias. Em caso de relato de piora do quadro clínico, o contato será transferido para atendimento, reavaliação e orientações médicas.

O monitoramento será realizado via telefone, a cada 48 horas, também por 14 dias, aos classificados na cor azul, com a mesma possibilidade de transferência da ligação para novo atendimento, reavaliação e orientações caso o relato seja de quadro clínico mais crítico.

Sesau cria classificação de risco e vai monitorar quem procurar teleconsulta
Casos confirmados em drive-thru também serão acompanhados por teleatendimento (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Drive-thru - Os pacientes atendidos na teleconsulta com caso confirmado de covid-19 após exame no drive-thru instalado na Capital serão monitorados por 14 dias após os primeiros sintomas, podendo ser estendido enquanto houver alteração do quadro clínico.

A equipe multiprofissional só vai encerrar o telemonitoramento após 72 horas do paciente assintomático. Se o relato for de piora do quadro clínico, a ligação será transferida para avaliação da equipe médica.

O teleatendimento poderá prescrever medicação para retirada nas farmácias. Quando necessário, atestado médico será enviado por e-mail.

A resolução foi publicada na edição desta sexta-feira (8) do Diogrande (Diário Oficial do município).

Serviço – Com 80 profissionais, a teleconsulta atende das 6h à meia-noite, sem interrupção. O número para contato é o 2020-2170.

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