ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Sesau realiza testes rápidos de DSTs em Praças neste domingo

Testes buscam identificar doenças sexualmente transmissíveis em jovens e adolescentes

Izabela Sanchez | 06/07/2018 16:28
Testes ocorrem em praças movimentadas (Divulgação/PMCG)
Testes ocorrem em praças movimentadas (Divulgação/PMCG)

Nas Praças da Capital a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) por meio do IST/AIDS (Serviço de Infecções Sexualmente Transmissíveis), executa o Projeto “Viva Saúde Jovem”. O projeto vai realizar testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B em jovens e adolescentes neste domingo (08), a partir das 18h.

Conforme explica a Prefeitura, em casos de testes reagentes para HIV, é realizado um segundo exame de laboratório diferente do primeiro. O paciente é encaminhado para as unidades de referência para tratamento, em casos positivos. Já para sífilis, os casos reagentes serão encaminhados para a UBS/UBSF (Unidade Básica de Saúde/Unidade Básica de Saúde da Família) para notificação, tratamento e acompanhamento.

Para hepatite B, os casos reagentes são direcionados para referência para avaliação e conduta do especialista. É o segundo fim de semana que o Projeto nas Praças é realizado. No primeiro dia, o Projeto abordou 21 adolescentes que estavam na Orla Morena, altos da Avenida Afonso Pena, Parque das Nações Indígenas, tabacarias e outras praças. Foi confirmado um teste positivo para sífilis.

Dados da Sesau indicam 155 casos de HIV na população de 15 a 29 anos, em 2017, e 59 notificações de jovens e adolescentes até maio deste ano. Já em relação a sífilis, no ano passado foram notificados 797 casos, enquanto que em 2018, 448 notificações.

Nos siga no Google Notícias