ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Sexta de temporal teve registros de alagamentos, quedas de árvore e falta de luz

No Estado, Capital ficou em segundo lugar no que diz respeito à potência de chuva nesta sexta-feira

Clayton Neves | 17/06/2022 18:18


No ranking dos municípios de Mato Grosso do Sul com maior índice de chuva, Campo Grande ficou em segundo lugar nesta sexta-feira, acumulando de 24 milímetros. Embora o temporal não tenha sido dos mais fortes, pancadas de chuva deixaram ruas da cidade com alagamentos, houve quedas de árvore e falta de energia.

No nível de chuva, Campo Grande perdeu apenas para Rochedo, onde choveu acumulado de 26,6 milímetros. Em Ponta Porã o índice foi de 23 milímetros e Iguatemi 22,6.

Na Capital, por volta das 15h o temporal começou, exatamente como previu o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que emitiu alerta de tempestade para Mato Grosso do Sul. De uma hora para outra, o dia virou noite com as densas nuvens escuras que surgiram no céu.

Doméstica Cleuza Teixeira mostra estragos da chuva no Barraco onde mora com seis filhos. (Foto: Henrique Kawaminami)
Doméstica Cleuza Teixeira mostra estragos da chuva no Barraco onde mora com seis filhos. (Foto: Henrique Kawaminami)

Na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Universitário, pacientes foram surpreendidos pela água da chuva invadindo o prédio.  Em vídeo foi possível ver a água jorrando do teto, impedindo, inclusive, que os médicos prosseguissem com os atendimentos.

A doméstica Cleuza Teixeira, 47, também levou o marido, de 31, que é cadeirante, para receber atendimento médico e foi surpreendida com as goteiras. “Chuviscou na gente enquanto a gente esperava, é um absurdo isso. A gente está se me molhando e ainda demora pra ser atendido”, relatou.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) alegou que as goteiras se deram devido ao grande volume de chuva desta tarde, ocasionando em um extravasamento da calha e, consequentemente, a água entrou pela laje e escorreu pelas lâmpadas. Disse ainda, em nota, que as equipes de manutenção já foram acionadas ao local, para realizar os reparos paliativos e que a equipe de limpeza secou o local atingido. -

Na Rua Catiguá, que liga a Avenida Guaicurus a diversos bairros da região sul, córrego transbordou e água barrenta encobriu toda a pista. Por causa da situação, motoristas e motociclistas tiveram que se arriscar na travessia.

Mesmo com a enxurrada, moradoras se arriscaram para atravessar rua. (Foto: Kísie Ainoã)
Mesmo com a enxurrada, moradoras se arriscaram para atravessar rua. (Foto: Kísie Ainoã)

Na região sul, barracos da favela da Homex, no Bairro Paulo Coelho Machado, ficaram alagados e moradores acumularam perdas. “Vamos dormir na cama molhada. Algumas cobertas ficaram secas e eu vou por pro bebê. Moro aqui há dois meses e já é a terceira vez que alaga aqui”, comentou a doméstica desempregada Yara Guimarães, 33 anos. Ela mora no local com os filhos de 14, 13, 9, 7, 3 e 1 ano de idade.

Perto de lá, no Bairro Los Los Angeles, ruas ficaram alagadas, impedindo a passagem de pedestres. As avenidas Amaro de Castro Lima (conhecida como Dois) e a Sete do Nova Campo Grande mais uma vez ficaram tomadas de barro. Sem outra alternativa, alguns moradores se arriscaram em meio a enxurrada Na região, casas foram invadidas pela água.

No Bairro Ana Maria do Couto casas ficaram sem energia elétrica. Já no Jardim Batistão e no Tijuca, a força do vento derrubou árvores e danificou o telhado de casas.

Na casa da pedagoga Fátima Alves Pereira, de 43 anos, galho de uma árvore Ficus acabou caindo sobre o imóvel e quebrando parte do telhado. “Achei que era um carro desgovernado entrando no meu muro. Fez um barulho muito forte”, contou sobre o momento da queda do galho.
Segundo o meteorologista Natálio Abrão, amanhã (18) o dia deve ser nublado com chuvisco e nevoeiro. No domingo (19), são esperadas chuvas isoladas com névoa úmida na parte da manhã e, à tarde, o sol aparece entre nuvens.


Nos siga no Google Notícias