ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

STF suspende análise de pedido para julgamento de PRF pela Justiça Federal

No dia 11 de abril, Moon foi levado a júri, que precisou ser cancelado após um jurado passar mal. O novo julgamento acontece no dia 30 de maio

Geisy Garnes | 26/04/2019 18:05
Ricardo Moon durante julgamento no dia 11 de abril (Foto: Marina Pacheco)
Ricardo Moon durante julgamento no dia 11 de abril (Foto: Marina Pacheco)

Há pouco mais de um mês para o novo julgamento do policial rodoviário federal Ricardo Hyun Su Moon, de 49 anos, o STF (Supremo Tribunal Federal) começa a analisar o pedido para que a morte do empresário Adriano Correia Nascimento, em dezembro de 2016, se torne competência da Justiça Federal.

A Primeira Turma do STF começou a analise do processo na terça-feira, dia 23. No pedido, a defesa alega que Moon estava atuando como “servidor público federal no exercício da função”, quando abordou e atirou contra a caminhonete do empresário, no dia 31 de dezembro daquele ano, e por isso deve ser julgado pela Justiça Federal.

Os advogados defendem que um “policial que está a caminho do trabalho e se depara com uma situação de flagrante delito tem o dever de agir, mesmo que não esteja em horário de serviço e nem em via federal”. Para eles, deixar de agir seria crime de prevaricação.

Durante a sessão, o relator da matéria, ministro Marco Aurélio, votou pelo indeferimento do habeas corpus, alegando que o policial dirigia o próprio carro em via pública municipal, fora do horário de expediente e só percebeu que a vítima estava embriagada e cometia crime após abordá-la, na Avenida Ernesto Geisel.

No voto, o ministro defendeu que ser servidor público federal não basta para atrair a competência da Justiça Federal. “Uma vez que o interesse da União está relacionado às funções institucionais, e não ao acusado”. Apesar disso, a votação do processo foi suspensa a pedido do ministro Alexandre de Moraes, para melhor analise do caso.

A ação chega aos ministros após ser negada no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e se torna o último recurso da defesa para evitar o julgamento de Moon no Tribunal do Júri. Enquanto a votação não acontece, o processo tramita normalmente na justiça estadual.

No dia 11 de abril, Moon foi levado a júri no período da manhã, com depoimentos de duas vítimas que também estavam na caminhonete no dia do assassinato e do réu. Contudo, um dos sete jurados teve crise de hipertensão e o julgamento foi cancelado. O novo júri foi marcado para o dia 30 de maio.

Com camisetas azuis, colegas de policial usaram frase Força Moon durante o tribunal. (Foto: Marina Pacheco)
Com camisetas azuis, colegas de policial usaram frase Força Moon durante o tribunal. (Foto: Marina Pacheco)

Depoimentos - No tribunal, o policial disse que na madrugada do crime cruzou com a Hilux na Avenida Ernesto Geisel e, após uma fechada no trânsito, estranhou a caminhonete mudar de faixa e se colocar atrás do seu automóvel enquanto aguardava a abertura do semáforo. Ele disse que se identificou como policial e pediu para os três ocupantes do outro veículo mostrarem as mãos, constatando a embriaguez.

Diante disso, se preparou para fotografar a placa da caminhonete com o celular, alegando, então, que Adriano acelerou e teria tentado lhe atropelar. “Fui vítima de uma tentativa de homicídio”, argumentou. Como reação, disparou contra o veículo, matou o empresário e feriu o supervisor comercial Agnaldo Espinosa da Silva, 51 anos.

Prévia – No julgamento, o advogado Renê Siufi, que atua na defesa do policial, centrou o questionamento no consumo de bebida alcoólica das três vítimas, incluindo Vinícius, que na época tinha 16 anos e relatou ingestão de cerveja e vodka, além de perguntar se os amigos sabiam que Adriano consumia droga, agredia funcionária, caluniou pessoa, furtou energia elétrica e tinha medida restritiva.

Já a acusação questionou a todo tempo o posicionamento do policial na hora dos disparos. A perícia aponta que o atirador estava no vértice esquerdo do veículo, portanto, não na frente da caminhonete. Ricardo Moon conta que pulou para a lateral com intuito de salvar sua vida, em legítima defesa.

Nos siga no Google Notícias