A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 21 de Janeiro de 2018

04/05/2011 08:48

Sucessor de Pavanello já esteve na lista dos 100 brasileiros mais influentes

Fabiano Arruda

Dom Dimas Lara Barbosa assume arquidiocese de Campo Grande

Dimas Lara Barbosa é secretário-geral da CNBB. (Foto: CNBB)Dimas Lara Barbosa é secretário-geral da CNBB. (Foto: CNBB)

Dom Dimas Lara Barbosa, sucessor de Dom Vitório Pavanello, na arquidiocese de Campo Grande foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.

É secretário-geral da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) e, entre suas formações, graduou-se em Engenhara Eletrônica pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos (SP), em 1979.

Como engenheiro, chegou a atuar no IAE (Instituto de Atividades Espaciais (atual Instituto de Aeronáutica e Espaço) do CTA, e na Ericsson do Brasil, em São José dos Campos.

Nascido em Boa Esperança (MG), no dia 1º de abril de 1956, cursou a faculdade de filosofia no Instituto de Filosofia São Bento, e, São Paulo, e teologia no Instituto de Teologia Sagrado Coração de Jesus em Taubaté, onde se formou em 1988, quando recebeu ordenação presbiteral. Também fez doutorado em Teologia Sistemática pela Universidade Gregoriana de Roma.

Segundo histórico publicado pelo site da arquidiocese de Campo Grande, foi pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Eugênio de Mello, na Diocese de São José dos Campos, e vigário paroquial das paróquias Sant´Ana, São José e da Catedral de São Dimas, na Diocese de São José dos Campos.

Também foi professor e diretor do Seminário Propedêutico, vice-reitor do Seminário de Filosofia, professor do Instituto de Filosofia Santa Teresinha do Menino Jesus e, posteriormente, vice-reitor da Residência Teológica Padre Rodolfo, todos da Diocese de São José dos Campos. Lecionou ainda no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus em Taubaté.

Foi administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Diocese de São José dos Campos. De 2000 a 2003, a serviço da CNBB em Brasília, trabalhou como secretário no INP (Instituto Nacional de Pastoral) e secretário da Comissão Episcopal de Doutrina.

Sua nomeação episcopal ocorre no dia 11 de junho de 2003, sendo ordenado no dia 2 de agosto de 2003 em Boa Esperança. É bispo titular de "Megalopolis in Proconsulari".

Em 2007, foi membro delegado pela CNBB da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho.

Durante a 45ª Assembléia Geral da CNBB, ocorrida em Itaici, Indaiatuba, entre 1º e 9 de maio de 2007, foi eleito secretário-geral da CNBB.



,,,Dom Dimas que Deus te abençoe,te cubra de bênçãos e graças em sua nova missão,que tudo seja para honra e gloria de Nosso Senhor Jesus Cristo,,Comunidade Senhor da Vida de Jacareí.
Rose e Geraldo
 
rosemary dos santos de faria cardoso em 05/05/2011 06:47:43
seja bem vindo dom DIMAS LARA BARBOSA , é com amor e carinho que te recebemos em nossa arquidiocese de campo grande.
 
marcilio rodrigues dos santos em 04/05/2011 12:29:33

GRAÇAS A DEUS, O DOM VITÓRIO VAI SAIR. JÁ PASSOU DA HORA DE SÁIR.
NOS CRISTÃOS DA AQUIDIOCESE DE CAMPO GRANDE, NECESSITAMOS DE UM PASTOR, QUE NÃO SEJA TÃO DINHEIRISTA. E OS POBRES OPRIMIDOS, TEM QUE SER MAIS VALORIZADOS PELA IGREJA CATÓLICA.
NOS CATÓLICOS, JÁ PERDEMOS MUIT0S PARA OS NOSSO IRMÃOS EVANGÉLICOS.
ATÉ HOJE NÃO CONCORDO, COM A CONSTRUÇÃO DA CASA DA MOEDA DO BISPO EDIR MACEDO, NA AVENIDA MATO GROSSO.

SOMOS CRISTÃO BATIZADOS NA IGREJA CATÓLICA.
QUERO TAMBÉM A NOSSA PRAÇA DO PAPA, CONCLUIDA.

FUNDAMENTOS NOS DOCUMENTOS DA IGREJA CATÓLICA, (DOCUMENTOS DE PUEBLA) SOMO LEIGOS INGANJADOS. NA CAMINHADA DA IGREJA CATÓLICA.



GRAÇAS A DEUS.
 
ISRAEL HERRERIAS COLUCE em 04/05/2011 11:24:45
Ou Campo Grande esta muito cotado (o que acredito não ser) ou Dom Dimas esta sendo punido ( o que acredito ser mais provável). Para as promoções funcionais da Igreja (nomeações a postos de pastoral) Campo Grande é insignificante para um bispo que é secretário Geral de Conferencia do país. É... me parece que a Dilma é mais astuta e vingativa que eu imaginava e suas influências para nomeações e barganhas são surpreendentes e vão bem mais longe que eu poderia supor!
 
André Salgado em 04/05/2011 11:11:31
Um curriculo invejável. Parece ser uma pessoa bem dinâmica, novas idéias, será muito bom para a arquidiocese. Estou torcendo para que dê certo e traga muitos frutos para o trabalho da igreja.
 
leticia mello em 04/05/2011 10:08:16
Seja bem vindo Reverendíssimo Dom Dimas Barbosa!
É com muita alegria que te recebemos como Bispo de nossa cidade de Campo Grande.



 
Ana Paula Fenelon em 04/05/2011 09:39:34
De bispo no Rio e secretário geral da CNBB a bisco em Campo Grande...realmente Dom Dimas, criticar o PT e Dilma não fizeram lá muito bem para sua carreira tão promissora...espero que goste do sertão do Brasil, aqui sua palavras não serão tão eloquentes, mas é o que tem pra hoje.
 
Sergio Campo em 04/05/2011 04:35:18
Dono de um curriculum invejavel!!!seja muito bem vindo!!!
 
Reinaldo Costa em 04/05/2011 02:05:34
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions