A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

15/01/2013 10:51

Suja, Praça Ary Coelho é alvo de reclamações de quem visita espaço

Paula Vitorino e Luciana Brazil
Lixeiras lotadas na praça. (Fotos: Luciano Muta)Lixeiras lotadas na praça. (Fotos: Luciano Muta)
LIxo acumulado nesta manhã. LIxo acumulado nesta manhã.

Três meses depois da entrega da Praça Ary Coelho de “cara nova”, com a reforma do espaço, os visitantes já sofrem com o antigo problema: sujeira, e reclamam do abandono.

“A praça tem ficado suja constantemente. Há pelo menos 10 dias a sujeira acumulou mais”, diz o mototaxista Josier Raimundo Sobrinho, de 31 anos.

De acordo com os visitantes, o problema de falta limpeza na praça é antigo. “Não estão recolhendo o lixo e fazendo a limpeza”, diz Roseane Soares, de 31 anos.

O motoxista diz que alguns serviços são feitos, mas eventualmente. “Cortaram a grama na semana passada, mas o lixo ninguém recolhe”, diz.

Silvana Moreira, de 37 anos, diz que é “um absurdo um local bonito ficar assim jogado, ainda mais com o perigo de dengue”.

Nesta manhã, enquanto a reportagem estava no local, uma equipe da Prefeitura chegou para fazer a limpeza. O funcionário da Fundac (Fundação Municipal de Cultura), Murilo Albuquerque, disse que a equipe foi deslocada dos trabalhos do Horto Florestal.

Segundo ele, o contrato com a empresa responsável pela limpeza da praça terminou no último dia 7. Em dezembro do ano passado a Prefeitura ainda firmou convênio com o banco HSBC para a manutenção da praça.

A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que todos os contratos e convênios estão sendo reavaliados pela SEINTRHA (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação) e, por enquanto, o serviço de limpeza fica sob responsabilidade da Secretaria.

Ontem, o prefeito Alcides Bernal (PP) visitou alguns espaços públicos e determinou um mutirão de limpeza nos parques e praças, com o objetivo de combater a dengue e garantir a preservação dos espaços para uso público.



Gente, realmente não entendo, como pode por exemplo a praça Belmar Fidalgo ser tão limpinha, ter pessoas trabalhando lá o dia inteiro, assim como no Itanhangá e lá na Ari Coelho que é o centro não só da cidade como das atenções e fica abandonada. Investiram tanto dinheiro e vão deixar se perder na desordem? Outra coisa a Prefeitura devia fazer mais lixeirinhas ou insentivar o setor privado a fazer, pois andamos muitas quadras e não há lixeiras. E os menos educados jogam na via pública.
 
Paula Hernandes em 16/01/2013 08:27:14
Imaginem a praça sem as grades... já estaria toda pichada pelos "artistas do skate", como fizeram na Orla Morena
 
Mateus Lima em 16/01/2013 07:49:21
Tem uma placa dizendo que o HSBC mantém a praça. Cadê eles lá? Estranho.
 
Paulo Miranda em 15/01/2013 16:33:18
Quando a praça estava com 1 mês de inaugurada,fui conhecer com meus pais e meu filho de 1 ano,fiquei decepcionada,pois estava desse jeito mesmo,grama alta,sujeira por todos os lados,2 guardas sentados num canto,mas nem ai para a segurança,andarilhos alcoolizados sentados nos bancos,cheios de sacolas sujas com eles..Infelizmente uma praça abandonada.
 
cristiane Rios em 15/01/2013 15:30:41
O povo infelizmente ainda não está civilizado o suficiente para ter praças belas,pois se
fazem isso em público,pode-se imaginar a casa do sujismundo,vamos colaborar minha gente a praça é de todos,recorda a infancia de muitas pessoas como eu,=.
 
lucia helena araújo em 15/01/2013 14:39:50
A sujeira em baixo do banco, é culpa da propria população, que não tem o habito de jogar lixo no lixo, agora as lixeiras, cheias caindo os lixos para fora, ai ja é o poder publico, que ter que recolher. A praça Ari Coelho, tem que ter uma equipe todos os dias, para a limpeza e manutenção, se não for assim, nunca aquela praça será conservada. E vamos respeitar ficou uma praça muito bonita e gostosa de se passear.
 
Roselene Guerreiro em 15/01/2013 14:22:07
Ah! Esqueci de salientar outra observação. Qual é a função dos homens da guarda? Ficarem sentados no coreto da praça, tomando "tereré" e ficar rindo à toa? Que absurdo! Sou totalmente contra a Guarda Municipal. Para mim, é uma instituição ineficiente e preguiçosa. É mais viável a prefeitura terceirizar esse setor utilizando a segurança patrimonial de empresas privadas.
 
Danilo Aquino em 15/01/2013 13:27:57
Nelson Trad Filho cercou a praça mas não fez nenhuma campanha de conscientização desse povo. Tomara que o novo prefeito consiga mudar um pouco essa cultura.
 
Moisés Oliveira de Araújo em 15/01/2013 13:26:37
É o retrato claro do relaxo de nosso povo. A praça era para ser um ponto de espairecimento e descanso. Um dia desses estive na praça e resolvi sentar numa de suas diversas sombras, era próximo do horário de almoço. Minhas conclusões: agradável, há uma boa circulação de ar fresco. Ponto negativo: a malícia explícita, em todos os redores. Pude perceber gestos obscenos convidativos para a prática sexual, por parte do público masculino gay. É vergonhoso até detalhar.
 
Danilo Aquino em 15/01/2013 13:22:28
Na minha opinião eu acho que os novos vereadores teriam que votar uma lei ,que proibissem a distribuição de panfletos nas ruas.Porque alem de sujar as calçadas o povo não tem um pingo de educação,jogam os panfletos nas ruas e calçadas.Sem contar agora os camelos nas calçadas atrapalhando as pessoas de circularem,a cidade esta uma imundice.
 
alessandro dos santos em 15/01/2013 13:08:30
Acorde PREFEITURA, essa Praça virou criadouro da DENGUE, cadê o tal CCZ? Ah, lá não tem cachorro para exterminar,né?
Essa praça e tantas outras espalhadas por Campo grande, estão abandonadas, esse povo não limpa NADA.
Se a Prefeitura, não limpa o que é da sua obrigação, como cobrar e multar sua população?
Façam uma matéria da Orla Morena, Relógios das flores, Soter, Pq das nações, todas as Praças maiores da capital, mostre a população a vergonha que esta tudo isso.
Nosso $$$ estava indo para onde mesmo? vamos ver esse novo Prefeito? espero que não vá para o mesmo caminho dos demais.
A capital, esta largada para a população de mosquitos, há anos que não via passar o tal fumacê. Por onde ele andava? e o dinheiro de Brasília para saúde, foi para onde?
 
Juan Charlymoon em 15/01/2013 12:28:01
Não é novidade tratando-se de C.Gde, onde tudo que constroem ou reformam, fica a DEUS dará. Grande parcela de culpa é da administração Pública SIM, NÃO fazem MANUTENÇÃO, NÃO colocam segurança, NÃO regam as plantas, Não limpam diariamente.
Pessoal! gente é gente em qualquer parte do mundo. Muito usam como referência minha bela CURITIBA, mas lá é cheio de malacos que destroem e sujam os belos Parques e Pças existentes. Aqui qto Ctbá, existem pessoas EDUCADAS e mal educadas. Mas com uma diferença, a Prefeitura de Ctba(juntamente com a GM), ficam em cima com a limpeza e manutenção de plantas, monumentos e objetos destruídos nos locais citados. Curitba, apesar de ser úmida suas plantas são regadas. Já C.Gde, com todo esse sol, as plantas só recebem água quando chove.
C.Gde é linda, a PMCG
 
Neyde de Oliveira em 15/01/2013 12:19:30
As calçadas estão encardidas, a música é alta e fora do contexto que se propôs... A população não tem que escolher o repertório, a FUNDAC deve ofereer conhecimento cultural. E o sistema de irrigação que molha o povo? As 18h, bem na hora que o povo tá saindo do trabalho eles ligam!
 
carlos sentrini em 15/01/2013 11:41:34
As calçadas estão encardidas, a música é alta e fora do contexto que se propôs... A população não tem que escolher o repertório, a FUNDAC deve ofereer conhecimento cultural. E o sistema de irrigação que molha o povo? As 18h, bem na hora que o povo tá saindo do trabalho eles ligam!
 
carlos sentrini em 15/01/2013 11:35:14
Educação é uma questão cultural, coisa que a maioria dos cidadãos campo- grandenses não tem, é triste, mas essa é a verdade, basta andar pelo centro da cidade e ver o "lixão" que são as ruas.
 
claiton barcelos em 15/01/2013 11:29:47
Eai aonde esta a nova Administração da nossa capital, a praça esta sendo abandonada e ja tem muitas obras da antiga administração no qual foi abandonada e ja estão ate virando criadores de mosquito da Dengue... E AGORA BERNAL?
 
André Lopes em 15/01/2013 11:26:29
se tem sujeira no local ,sinal que algum porco passou pelo local !!! fica a dica
 
fernando abreu em 15/01/2013 11:21:21
PELO QUE VEJO NAS FOTOS DESTA MATERIA É UM POUCO DE EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO CAMPOGRANDENSE, QUE NÃO ESTÁ ABITUADA A JOGAR LIXO NO LIXO, VELA UM EXEMPLO O LAGO DO AMOR NOS FINS DE SEMANA, É UMA LOUCURA A SUJEIRA QUE OS VISITANTES DEIXAM POR LÁ.... EDUCAÇÃO VEM DE BERÇO.
 
ELY MONTEIRO em 15/01/2013 11:11:56
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions