ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Tapetes começam a forrar 13 de Maio para procissão com Dom Dimas

Dia terá missa, procissão, adoração e visita em hospitais, presídios e Uneis

Aletheya Alves | 20/06/2019 08:03
Tapetes são preparados desde às 7h. (Foto: Henrique Kawaminani)
Tapetes são preparados desde às 7h. (Foto: Henrique Kawaminani)

A tradicional confecção dos tapetes de Corpus Christi reúne fiéis de todas as paróquias da Arquidiocese de Campo Grande na manhã desta quinta-feira (20) na Rua 13 de Maio, no Centro de Campo Grande. Aos poucos, os desenhos vão tomando forma e cores da fé católica, para forrar 1,3 quilômetro.

Depois da ornamentação da rua, o encerramento de CorpusChristi terá início às 15h, com celebração do Arcebispo Metropolitano, Dom Dimas Lara Barbosa, em missa campal. Após a solenidade, será realizada procissão de um quilômetro e meio sobre os tapetes confeccionados pelas paróquias.

A missa será celebrada no cruzamento das ruas 13 de Maio e Antônio Maria Coelho.

A preparação do dia considerado santo envolve 38 paróquias na montagem dos tapetes ornamentais, local em que o Santíssimo Sacramento irá passar. O trecho percorrido será entre a Rua 13 de Maio e a Avenida Fernando Corrêa da Costa, local em que terá benção da eucaristia.

Segundo o padre Cleber Brugnago, da igreja Santa Luzia, os preparativos na paróquia começaram há 15 dias. "Cada uma das sete comunidades ficou responsável por um desenho para compor os 45 metros do tapete". Para colorir a rua, os fiéis usarão serragens coloridas, MDF e sal de boiadeiro.

Há oito anos participando da confecção dos tapetes e da solenidade de Corpus Christi, o comerciante Cláudio Reis, 45 anos, repassa para as filhas, de 15 e 18 anos, a tradição da Igreja Católica. ''Corpus Christi é a maior manifestação pública de fé. Depois da confecção dos tapetes vamos caminhar com Cristo e finalizar a solenidade com adoração", explicou.

Ainda durante a manhã, enquanto os tapetes são preparados, 17 hospitais, 3 presídios e 3 Uneis serão visitados por outros sacerdotes com a imagem do Santíssimo, que representa o corpo de Jesus.

Corpus Christi – Celebrada como festa da presença do corpo e sangue de Jesus Cristo pelos católicos, a celebração é composta por missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento – eucaristia. Todas as comemorações iniciaram em 1208, na Bélgica, com uma festa especial em homenagem à Eucaristia.

Crianças e adultos participam da confecção.  (Foto: Henrique Kawaminani)
Crianças e adultos participam da confecção. (Foto: Henrique Kawaminani)
Movimentação na altura da Fernando Corrêa da Costa.  (Foto: Henrique Kawaminani)
Movimentação na altura da Fernando Corrêa da Costa. (Foto: Henrique Kawaminani)
Comunidade se reúne para confeccionar o tapete.  (Foto: Henrique Kawaminani)
Comunidade se reúne para confeccionar o tapete. (Foto: Henrique Kawaminani)
Nos siga no Google Notícias