ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Capital

TCE recomenda à prefeitura teste para avaliar eficácia de vacinação com atraso

Medida representaria testagem em ao menos 5,2 mil imunizados com Coronavac no Estado

Gabriela Couto | 12/05/2021 12:56

TCE quer saber eficácia da Coronavac aplicada na Capital fora do prazo estipulado (Foto Paulo Francis/Arquivo)
TCE quer saber eficácia da Coronavac aplicada na Capital fora do prazo estipulado (Foto Paulo Francis/Arquivo)

O conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Osmar Jeronymo, encaminhou para o prefeito Marquinhos Trad (PSD) a recomendação para o município testar os pacientes que tomaram a segunda dose da Coronavac com atraso.

Bula da Coronavac sugere intervalo de 14 a 28 dias, mas estudos preliminares indicam 10 dias de "tolerância". Por se tratar de uma vacina nova ainda não houve uma confirmação científica de validade do fármaco. No entanto, o Ministério da Saúde atrasou o envio das doses para os Estados e acabou atrasando a programação do reforço de quem já tinha recebido o imunizante.

Por isso, Osmar Jeronymo pontuou nas suas considerações que a SES (Secretaria Estadual de Saúde) informou que são necessárias 134 mil doses da Coronavac para concluir a imunização das pessoas com atraso na aplicação da 2ª dose, no Estado.

“Recomendo que após a aplicação da 2ª dose da Coronavac em atraso, observado o prazo necessário, sejam efetuados testes adequados para verificar a eficácia da vacina, nesse grupo, como forma e orientar a conduta a ser adotada por este município”, pontuou.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) não tinha os números de quantos campo-grandenses se enquadram nesta situação. Mas o Estado já contabiliza ao menos 5,2 mil imunizados com Coronavac em Mato Grosso do Sul têm registro do tempo de aplicação entre 1ª e 2ª dose muito além do que é considerado adequado.

A previsão é que amanhã (13) um novo lote de doses de vacina contra o coronavírus chegue ao Estado. O Ministério da Saúde confirmou 27 mil imunizantes da Coronavac que serão utilizadas para que os municípios deem continuidade à imunização com a 2ª dose. A orientação oficial é que a população recebe o reforço do imunizante mesmo que a vacinação ocorra fora do prazo.

Nos siga no Google Notícias