A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019

22/10/2012 12:08

Testes rápidos de HIV e sífilis já estão disponíveis nas unidades de saúde

Viviane Oliveira

Diagnósticos de teste rápido para HIV e para triagem da sífilis no pré-natal já estão disponíveis nas unidades UBS e UBSF (Unidade Básica de Saúde e Unidade Básica de Saúde da Família) de Campo Grande. Os resultados ficam prontos em 15 minutos e os parceiros das gestantes também podem fazer.

“Até o momento, temos 77 profissionais de saúde capacitados para fazerem os testes, distribuídos em 57 postos de saúde do município. Há previsão de que a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) capacite ainda este ano mais 120 profissionais para o atendimento das gestantes e seus parceiros”, disse Vilma Hildebrand, gerente técnica DST/Sesau.

A Sesau registrou no ano passado, em Campo grande, 132 casos de gestantes com sífilis e 51 casos de sífilis congênita, que representam uma taxa de 4,2, por mil crianças nascidas vivas. Neste ano a Sesau já notificou 47 casos de sífilis congênita. A inteção do Ministério da Saúde é reduzir o número de casos da doença para menos de uma notificação para cada mil nascidos vivos.

A doença é sexualmente transmissível e pode passar da mãe para o filho durante a gravidez. A criança que adquire a sífilis congênita pode nascer com alterações neurológicas e cardíacas graves, ou a mãe pode sofrer aborto espontâneo.

O tratamento feito com uso de antibiótico é considerado simples e barato. Porém, se o parceiro sexual da gestante não quiser realizar o tratamento, a mulher permanece com a doença e a criança quando nascer será mais um caso de sífilis congênita.  

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions