ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Trabalhador morre em explosão de tanque de combustíveis

Ele abria o recipiente com maçarico. Corpo foi parar a 15 metros do local

Nadyenka Castro e Elverson Cardozo | 24/11/2012 13:59
Trabalhador estava atrás dos caminhões, em um dos tanques e foi parar próximo à faixa de isolamento. (Foto: Simão Nogueira)
Trabalhador estava atrás dos caminhões, em um dos tanques e foi parar próximo à faixa de isolamento. (Foto: Simão Nogueira)

O trabalhador José Oliveira da Silva, 60 anos, morreu em explosão de tanque de combustíveis no início da tarde deste sábado, em Campo Grande. O corpo dele ficou desfigurado e foi parar a 15 metros do local.

José Oliveira trabalhava há pelo menos três anos como soldador da Abatec Soluções Ambientais e morreu quando abria um tanque de 15 mil litros que seria recolhido. O acidente aconteceu no pátio do posto Platinão, na BR-163, saída para São Paulo.

A Abatec recolhe tanques não mais utilizados, faz a desgasificação, corta, limpa e derrete. O material então é vendido.
Para o recolhimento é preciso verificar se há gás no recipiente. Essa verificação é feita com o equipamento chamado explosimetro.

O explosimetro é uma mangueira pequena que é colocada no tanque por pequenos espaços. Se houver gás, o equipamento acusa e depois retira. Enquanto o gás não for totalmente retirado, a tampa – que fica nos fundos – não pode ser aberta. Caso isso aconteça, há risco de explosão

Quando não há mais gás no tanque, a tampa é aberta com maçarico e o recipiente levado. É preciso deixar aberto para não acumular mais gás.

A suspeita é que José Oliveira foi abrir o tanque sem verificar se havia gás no local. Quando ele ligou o maçarico, houve a explosão. Outros dois tanques tinham passado por avaliação e este último ainda não havia sido verificado.

A explosão foi tão forte que o trabalhador passou por trás do caminhão da empresa – que estava atrás do tanque – e foi parar debaixo de outro que transporta oxigênio e acetileno, a 15 metros do tanque que abria.

A morte foi instantânea. Vísceras do corpo ficaram espalhadas, assim como membros. O coração parou a cerca de 20 metros do local da explosão e o maçarico, a 10.

A bota que o trabalhador calçava e a roupa que vestia ficaram destruídas. Vidros de salas do posto de combustíveis e o para-brisa do caminhão ao lado quebraram e quem estava próximo sentiu a explosão.

José Hélio Tavares, 37 anos, estava dentro do caminhão dele, a 300 metros do acidente. “Vi a poeira levantando e depois os pedaços dele [da vítima]”.

Cássio José Correa, 42 anos, estava ainda mais próximo e disse que também foi arremessado com a explosão, mas, não ficou ferido.

A reportagem do Campo Grande News apurou que todos os funcionários da empresa recebem treinamento e sabem do risco da atividade. A Abatec recolhe tanques em diversos locais.

Tanques de combustíveis não mais utilizados. Ao lado, caminhão que faz a limpeza.
Tanques de combustíveis não mais utilizados. Ao lado, caminhão que faz a limpeza.
Samu e Corpo de Bombeiros estiveram no local do acidente.
Samu e Corpo de Bombeiros estiveram no local do acidente.
Nos siga no Google Notícias