ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Tribunal de Justiça manda soltar dois presos em operação no Detran

Dono e funcionário do a Digix, antiga Digitho Brasil, conseguiram habeas corpus

Nyelder Rodrigues | 29/08/2017 23:57
Operação foi deflagrada durante a manhã e prendeu várias pessoas, cumprindo também buscas e apreensões (Foto: Marcos Ermínio)
Operação foi deflagrada durante a manhã e prendeu várias pessoas, cumprindo também buscas e apreensões (Foto: Marcos Ermínio)

O sócio da empresa Digitho Brasil, Jonas Schimidt das Neves, e o secretário Claudinei Martins Rômulo, conseguiram no TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) a concessão de habeas corpus. A decisão foi tomada pelo desembargador de plantão, João Maria Lós, e os dois foram soltos ainda na noite desta terça-feira (29).

Jonas e Claudinei foram presos na manhã de ontem na operação Antivírus, deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) em Campo Grande, tendo como alvo principal o Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul), analisando contratos firmados pelo órgão.

O advogado da dupla, Ronaldo Franco, protocolou a medida no TJ no começo da noite. O defensor frisa que a prisão não tem fundamento, já que a DigithoBrasil não possui contrato com o Detran.

Os clientes de Franco estavam em celas da 3ª Delegacia de Polícia. Conforme apurou o Campo Grande News, dos alvos da operação levados para a unidade da Polícia Civil no Carandá, apenas Ary Rigo continua preso no local.

Entre as medidas impostas por Lós para eles permanecerem soltos, está o comparecimento periódico em juízo e proibição de frequentar as dependências do Detran e de manter contato com funcionários do órgão. Ele considerou ainda que é desnecessário o uso de tornozeleira já que não há indício de fuga.

Operação - Pelo menos 20 endereços foram visitados pela equipe da Gaeco nesta terça, sendo que oito empresas são investigadas no Estado por possível participação em crimes de corrupção ativa e passiva, fraude em licitação, peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Nove mandados de preventiva e três mandados de prisão temporária foram cumpridos, além de 29 mandados de busca e apreensão. Mais de R$ 95 mil em dinheiro foram apreendidos. A investigação, segundo o MPE ((Ministério Público Estadual), começou em 2015. Não foram informados o valor dos contratos sob apuração.

O ex-deputado estadual Ary Rigo, Jonas e Claudinei Mastins, foram presos temporariamente e são suspeitos de crimes de lavagem de dinheiro e corrupção, além de participar de organização criminosa.

Já os presos preventivamente foram o diretor-presidente do Detran, Gerson Claro Dino, o diretor-adjunto Donizete Aparecido da Silva, o chefe de departamento Erico Mendonça, o diretor administrativo e financeiro, Celso de Oliveira, e o diretor de Tecnologia, Gerson Tomi. A situação fez com que o Governo determinasse rigorosa apuração dos fatos.

Também foram presos em medida preventiva José do Patrocínio Filho, Fernando Roger Daga e Anderson da Silva Campos, sócios e ex-sócio da empresa Pirâmide Informática, além de Luiz Alberto de Oliveira Azevedo, servidor público estadual lotado na Secretaria de Governo (Secretaria de Governo e Gestão Estratégica Mato Grosso do Sul).

Matéria editada às 6h51 para acréscimo de informação. 

Nos siga no Google Notícias