ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Unidades de saúde ainda enfrentam falta de materiais e medicamentos

Prefeitura garante que situação será resolvida em 30 dias

Mayara Bueno e Yarima Mecchi | 12/02/2017 15:33
Estoque em algumas unidades estava quase vazio. (Foto: Alberto Dias/Arquivo)
Estoque em algumas unidades estava quase vazio. (Foto: Alberto Dias/Arquivo)

Médicos revelam falta de medicamentos, desde os básicos até os que tratam casos mais complexos, materiais e problemas em equipamentos nas UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) de Campo Grande. A prefeitura, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), confirma a ausência de estoque, mas garante solução em um mês.

A situação de algumas unidades não é novidade, já que até o MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) já entrou com, pelo menos, três ações pedindo a regularização de Upas, com a aquisição de materiais e remédios.

Remédios para náusea e vômito, por exemplo, como bromoprida e plasil estão em falta, além de cefalexina, amoxicilina e isordil, que serve para prevenção e tratamento de infarto, de acordo com profissionais da rede.

Em algumas unidades, não estão funcionando a máquina de eletrocardiograma, monitor cardíaco, desfibriladores e coisas ainda mais básicas como abaixador de língua, que é o instrumento médico utilizado para exame da boca e da garganta, e anestésico para fazer sutura.

A secretaria de Saúde reconhece a falta dos medicamentos apontados, mas afirma que a previsão para regularização é de 30 dias. No início do ano, a prefeitura fez um levantamento que apontou a falta de 320 itens, entre remédios, insumos e materiais.

Ainda conforme a pasta, a atual administração conseguiu destravar parte dos processos de licitação para compra do que falta. “Essa é uma situação que será sanada por completo a médio prazo, através de um planejamento prevendo a compra periódica destes itens para evitar que faltem em nossa farmácia”, disse em nota.

No começo do ano, a prefeitura suspendeu três licitações, mas reabriu uma delas dias depois, após constatação de que unidades estavam com as farmácias vazias. A suspensão dos certames aconteceu porque o município quis rever todos os processos e contratos abertos na gestão anterior.

A compra, aberta em 11 de janeiro, previa a aquisição de 29 medicamentos de uso contínuo. O preço era de R$ 16,4 mil, segundo informou, na ocasião, a secretaria de Saúde.

Superlotação - Unidades de pronto atendimento foram criadas para que casos de emergência e urgência possam ser resolvidos por lá, justamente para diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais.

É o que deve ocorrer com a Santa Casa, por exemplo, que, a partir de hoje (10), restringirá o atendimento do setor de emergência para pacientes encaminhados pela Central de Regulação, como forma de diminuir a fila na instituição. No entanto, com a decisão, a demanda nas UPAs deve aumentar mais do que já existe hoje.

Nos siga no Google Notícias