A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 22 de Fevereiro de 2020

31/05/2017 17:40

Unidades de saúde irão fornecer novo medicamento para esclerose múltipla

Tratamento do SUS estará disponível para rede credenciada em todo o país num prazo de 180 dias.

Anahi Gurgel
Prateleira com remédios na Farmácia Central de Campo Grande. Unidades de saúde fornecerão novo medicamento para esclerose múltipla dentro de 6 meses. (Foto: Marcos Ermínio)Prateleira com remédios na Farmácia Central de Campo Grande. Unidades de saúde fornecerão novo medicamento para esclerose múltipla dentro de 6 meses. (Foto: Marcos Ermínio)

Dentro de 6 meses, as unidades de saúde de Campo Grande passarão a fornecer uma nova opção de tratamento para pacientes diagnosticados com esclerose múltipla. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (31) pelo Ministério da Saúde, que incorporou na relação de medicamentos o teriflunomida, que pode reduzir surtos e a progressão da doença.

O medicamento é o primeiro a ser fornecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) da primeira linha de cuidado, por via oral, e deve atender cerca de 12 mil pacientes em tratamento na rede pública, além dos novos casos.

A notícia foi muito bem-vinda neste 31 de maio – Dia Mundial da Esclerose Múltipla - uma iniciativa criada pela Federação Internacional de Esclerose Múltipla para aumentar a conscientização em relação aos mais de 2,3 milhões de pessoas que convivem com a doença.

A esclerose múltipla é uma doença autoimune que acomete o sistema nervoso central, causando desmielinização e inflamação, principalmente entre adultos de 18 a 55 anos. No Brasil, a taxa de prevalência é de 15 casos por cada 100 mil habitantes.

Tratamento - Atualmente, o SUS oferece seis medicamentos para o tratamento da doença: betainterferona, fingolimode, glatiramer, natalizumabe, azatioprina e metilprednisolona.

Ao todo, 277 hospitais estão habilitados como Unidade de Assistência ou Centro de Referência de Alta Complexidade em Neurologia/Neurocirurgia, no Brasil.

Campo Grande News - Lista Vip WhatsApp
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions