ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Vizinhos cuidavam de idosa e filho nega situação de abandono

Idosa de 71 anos está na UTI após ser encontrada desmaiada em casa

Renata Volpe e Bruna Marques | 21/02/2023 10:22
Casa onde idosa morava sozinha. (Foto: Henrique Kawaminami)
Casa onde idosa morava sozinha. (Foto: Henrique Kawaminami)

O filho da idosa Guiomar França Ferreira, de 71 anos, encontrada desmaiada em casa após sofrer um ataque epilético na manhã de segunda-feira (20), no Bairro Jardim Aeroporto, em Campo Grande, nega que a mãe vivia em situação de abandono.

Luciano Luiz Ferreira, tem 49 anos, é empresário e mora em Nova Alvorada do Sul. Ele conta que convidou a mãe para morar com ele por diversas vezes, mas ela sempre negava. “Eu tenho uma casa no fundo da minha casa, já aluguei uma residência para ela morar perto de mim. Em Nova Alvorada tem minha esposa e filhos, mas ela não quer sair daqui”.

De tanto insistir, Luciano conta que entrou em contato com a Assistência Social. “Já fiz de tudo para ela morar comigo. Na realidade, ela não estava abandonada, meus sobrinhos, filhos do meu irmão falecido, estavam cuidando dela, foram embora no sábado”.

Câmera instalada pelo filho na sala da casa. (Foto: Henrique Kawaminami)
Câmera instalada pelo filho na sala da casa. (Foto: Henrique Kawaminami)

Luciano monitorava a idosa através de uma câmera que ele instalou na sala. “Eu vi os bombeiros socorrendo minha mãe e vim correndo, cheguei depois do almoço aqui. A vizinha disse que ela está na UTI e não pode receber visita. Não sei o que fazer, mas depois disso, ela vai ter que morar comigo”.

Questionado sobre os motivos de não ter contratado uma cuidadora, Luciano disse que não tem condições de pagar. “Nenhum cuidador aceita trabalhar por menos de R$ 3 mil”.

Guiomar tem um tumor na cabeça e já fez tratamento contra câncer de mama, incluindo radioterapia e quimioterapia.

Vizinhas - As vizinhas de Guiomar moram no bairro há 29 anos, ao mesmo tempo que a idosa. Elas relataram à reportagem do Campo Grande News que a casa vivia bagunçada, com o quintal sujo com fezes dos dois cachorros da idosa.

Entretanto, na manhã de hoje, a reportagem encontrou o local limpo. O filho dela ainda dedetizou a casa.

A cozinheira Claudete Diniz de Souza, de 60 anos, achou Guiomar desmaiada em casa. Ela conta como conheceu a idosa. “Quando me mudei há 29 anos para o bairro, pouco tempo depois ela chegou com o marido e os filhos. O marido morreu e ela ficou sozinha”.

Segundo a vizinha, Guiomar tem um filho falecido, que morava próximo a ela. “Ele cuidava da mãe, estava sempre presente para dar suporte, mas ele morreu tem uns meses”.

Claudete encontrou Guiomar desmaiada na sala da casa. (Foto: Henrique Kawaminami)
Claudete encontrou Guiomar desmaiada na sala da casa. (Foto: Henrique Kawaminami)

No domingo à noite, Guiomar teria reclamado para Claudete que não queria ficar sozinha. “Eu fiquei com ela até às 23h, dei leite para tomar, ela não estava legal e estava com medo de ficar sozinha, mas não quis dormir na minha casa”.

Na segunda de manhã, quando retornou na casa de Guiomar, a encontrou desmaiada. “Deixei o cadeado destrancado para poder entrar. Foi Deus que me fez ter ido lá, porque não sei o que teria acontecido. Ela é lúcida, mas já fez duas cirurgias na cabeça, já teve ataque epilético”.

Ajuda - A outra vizinha, Maria José Fábio, 60 anos, é instrumentadora cirúrgica e mora há 28 anos no Jardim Aeroporto. “Faz tempo que a conheço, ela anda, mas segurando no andador ou na gente. Quando fica sozinha ajudo com comida, remédio, a vizinha que achou a idosa caída e levantamos ela, colocamos no sofá e chamamos o Samu”.

Maria conta que Guiomar tem dois filhos que morreram. “O filho de Nova Alvorada pede pros sobrinhos cuidarem da idosa, mas são adolescentes, ficam no celular e não conversam com ela. Não se faz isso com uma mãe. Tinha que contratar alguém para ajudar e não adolescente”.

Assistência Social - Luciano passou o contato da assistente social que está envolvida no caso. A reportagem do Campo Grande News ligou para o número para saber sobre a situação da idosa, mas as ligações não completam.



Nos siga no Google Notícias