ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  14    CAMPO GRANDE 22º

Capital

“Voando baixo”, pelotão de ciclistas fecha trânsito no Parque dos Poderes

Leitor alerta que acidente grave é questão de dias e sugere solução adotada no Rio de Janeiro

Aline dos Santos | 08/02/2023 12:21


“Voando baixo”, pelotão de ciclistas tomou as vias do Parque dos Poderes, ignorou placa de Pare e a cena só não virou acidente porque os condutores pararam os veículos no meio da rua.

O flagrante foi na noite de terça-feira (dia 8), em Campo Grande. As imagens mostram que os ciclistas, em alta velocidade, decidem avançar a sinalização vertical do Pare, forçando a parada do fluxo de veículos. O grupo se espalha pelas faixas, sem espaço para os demais usuários.

A preocupação também parte de quem passa diariamente pelo Parque dos Poderes para trabalhar e testemunha o “confronto” entre carros e ciclistas.

“É questão de dias para acontecer acidente gravíssimo entre ciclista, pedestres e carros. No Aterro do Flamengo, uma das pistas fica fechada das 4h às 6h, exclusivamente para os ciclistas de velocidade”, diz leitor, que pediu para não ter o nome divulgado.  O Aterro do Flamengo é um complexo de lazer no Rio de Janeiro.

O Campo Grande News tem alertado para a situação de perigo. Durante a revitalização com investimento de R$ 20 milhões do Parque dos Poderes, a escolha do governo foi de não utilizar quebra-molas, medida para permitir que os ciclistas de alto desempenho seguissem treinando pelas avenidas.

Entretanto, a circulação de pelotões com até 50 ciclistas em alta velocidade toma espaço dos veículos nas avenidas, além de representar perigo aos pedestres, principalmente crianças e animais, lembrando que por ali passam capivaras, quatis, antas. O parque tem 255 hectares, sendo 75,64% área de reserva.

A reportagem ainda mostrou que a ciclovia no meio das avenidas, para quem circula em baixa velocidade, é utilizada como pista de caminhada, apesar de ter faixa exclusiva na lateral das vias para os passantes.

Conscientização - Titular da Secretaria Estadual de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Ferreira Miranda avalia que os espaços das atividades esportivas estão bem delimitados.

“O que está faltando é conscientização. Estamos preparando uma campanha de conscientização para que cada usuário conviva com os demais. O projeto do governo fez a revitalização pensando no espaço da corrida, caminhada, ciclismo. Além de fechamento das ruas no fim de semana”, diz Miranda.

A campanha educativa deve começar no próximo fim de semana.

Nos siga no Google Notícias