A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

16/09/2011 15:46

Cavalos pantaneiros são julgados na Feira Agropecuária do Pantanal em Corumbá

Edmir Conceição
Cavalo pantaneiro são adptados às condições adversas do Pantanal. (foto: Divulgação)Cavalo pantaneiro são adptados às condições adversas do Pantanal. (foto: Divulgação)

Hoje e amanhã, até às 17h, cerca de 80 cavalos pantaneiros estarão sendo julgados por uma comissão, no Parque de Exposição Belmiro Maciel de Barros, como parte da programação da Feapan (Feira Agropecuária e Industrial do Pantanal).

A premiação dos animais e seus respectivos criadores acontecerá durante o 16º leilão de elite da raça, a partir das 20h deste sábado. Seis criadores de cavalo pantaneiro de Corumbá participam desta edição da feira. Estão inscritos também animais de Campo Grande e Poconé (MT).

O cavalo pantaneiro é uma raça única de equinos, que se adaptou como nenhuma outra ao ambiente quente e úmido e às longas distâncias da planície pantaneira. Tem sua origem dos cavalos Ibéricos trazidos ao Brasil na época da colonização.

Valor genético - Os animais introduzidos na região multiplicaram-se e formaram uma raça muito bem adaptada às condições ecológicas do Pantanal, por meio de seleção natural durante centenas de anos. Desde a implantação de fazendas no Pantanal, o cavalo pantaneiro tem sido importante para a lida do gado e como meio de locomoção para os habitantes da região.

Apesar das suas qualidades, a raça quase chegou à extinção devido a fatores como doenças e cruzamentos indiscriminados com outras raças. O trabalho feito por instituições como a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Pantaneiro (ABCCP), criada em 1972, evitou a extinção da raça.

Um dos principais motivos para a conservação do cavalo pantaneiro é o seu valor genético. Adaptada de maneira singular às condições do Pantanal, a raça apresenta hoje uma grande utilidade no manejo do gado de corte, principal atividade econômica da região.

Termina na 4ª feira prazo para adotar cartinha e ajudar Papai Noel dos Correios
Termina na próxima quarta-feira (dia 13) o prazo para quem quiser adotar uma cartinha do projeto Papai Noel dos Correios. Os interessados devem compa...
Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions