Cidades do MS receberão R$ 1,6 mi por cumprir meta de saúde bucal
O Ministério da Saúde vai beneficiar, com recursos adicionais de R$ 1,26 milhão, 14 cidades sul-mato-grossenses que cumpriram critérios de qualidade em Centros de Especialidades Odontológicas. A medida pretende melhorar o atendimento especializado em saúde bucal no país com a adoção de novos padrões e indicadores de qualidade.
A avaliação dos centros especializados é composta por três módulos nas quais são verificados qualidade de equipamentos, entrevistas com cirurgiões dentistas e pesquisas de satisfação com pacientes.
Para o coordenador nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, é preciso reconhecer os avanços, já que o país só foi ter política pública de saúde bucal após a criação do programa Brasil Sorridente, em 2004. Ainda de acordo com o coordenador, antes quem necessitava de atendimento especializado tinha de buscar clínicas particulares.
Em Mato Grosso do Sul receberão os recursos adicionais as cidades de Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, São Gabriel D’Oeste e Sidrolândia