ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Civil mantém presos em cadeia desativada em Bandeirantes

Redação | 18/11/2009 13:08

A Polícia Civil mantém presos em uma cadeia pública desativada no município de Bandeirantes, a 74 quilômetros de Campo Grande. Desde ontem, por determinação da Corregedoria-Geral de Justiça, todos os presos em flagrante, preventiva ou temporária, serão transferidos para a 4ª Delegacia de Polícia da Capital, localizada a mais de 90 quilômetros.

A irregularidade foi constatada pelo juiz da comarca, Fernando Moreira Freitas da Silva, que constatou um preso detido no local inapropriado. Na unidade desativada, a rede de água e esgoto está destruída, não há sistema de ventilação nem iluminação pública. O teto frágil pode ser usado para fuga dos detentos.

Silva explicou que a transferência para outro município só é autorizada após exaustiva busca por vagas em outras unidades prisionais. Ele encaminhou pedido ao Ministério Público Estadual, à Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) e ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

De acordo com o levantamento, o estabelecimento, destinado a presos do sexo masculino, tem capacidade para seis detentos. Na estrutura, não há área para visita familiar; banho de sol; biblioteca; enfermaria; espaço para prática esportiva; gabinetes odontológicos; visita íntima; oficinas de trabalho, dentre outros pontos inexistentes.

Entre outros pontos, o preso primário não fica separado do reincidente; não é assegurado o direito de visitas íntimas; não há prestação de assistência educacional, social e religiosa, havendo assistência material, de saúde e jurídica. No dia da visita do magistrado, havia três detentos. Posteriormente, o juízo de Dourados e Ribas do Rio Pardo autorizaram o recambiamento deles.

Buracos

Nos siga no Google Notícias