A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

02/07/2011 07:47

Programa de computador permitirá monitoramento em tempo real da coleta seletiva em Campo Grande

Paula Vitorino

Programa permitirá acompanhar coleta de lixo na em Campo Grande. (Foto: Divulgação)Programa permitirá acompanhar coleta de lixo na em Campo Grande. (Foto: Divulgação)

O Programa de Coleta Seletiva de Campo Grande, iniciado ontem, poderá ser monitorado em tempo real por um programa computadorizado, que mostrará os locais por onde os caminhões passarão para recolher o lixo das residências situadas na área de abrangência da primeira etapa do projeto, que totaliza 32 mil domicílios.

“Será possível sabermos o tempo de início e fim de cada cronograma e o quanto demora para percorrer cada setor. Com isso, será possível redimensionar os locais e as trajetórias diárias”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Cristaldo.

As coletas começaram ontem no bairro São Lourenço. A meta da Semadur é conseguir a adesão de pelo menos 80% dos domicílios deste primeiro subsetor para depois iniciar a coleta de lixo reciclável nos bairros que pertencem aos outros dois subsetores escolhidos para o programa. Ao todo serão 120 mil domicílios com o serviço de reciclagem.

Os locais foram determinados por estudos feitos desde 2008, que indicaram as regiões de Campo Grande que mais produzem lixo reciclável. Só na primeira etapa devem ser recolhidas 40 toneladas do material. A Capital produz 700 toneladas de lixo por dia, sendo 40% deste total reciclável.

Mas os bairros que ainda não foram contemplados com o programa podem levar o material para os LEVs (Local de Entrega Voluntária), que podem ser conferidos no site: www.campogranderecicla.com.br.

De acordo com o secretário, a coleta será realizada sempre de segunda-feira a sábado e o material coletado será levado, provisoriamente, para um galpão fornecido pela empresa Financial, localizado no bairro José Abrão.

Confira o itinerário do recolhimento de lixo reciclável na próxima semana:

Segunda-feira: Autonomista

Terça-feira: Carandá Bosque

Quarta-feira: Chácara Cachoeira e Santa Fé

Quinta-feira: Tiradentes e Arnaldo Estevão Figueiredo

Sexta-feira: São Lourenço, Bela Vista e Vilas Boas

Sábado: Vilas Boas, Carlota e TV Morena

Sancionada lei que estabelece política para destinação do lixo em Campo Grande
Após lançar, nesta semana, o programa de coleta seletiva, o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), a lei que cria na cidade a Política...
MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...


Bem, dentro de algum tempo, toda a cidade estará com coleta seletiva. Nesta fase, é fundamental que as pessoas participem e que levem a coleta à sério. Não adianta todo esse investimento se as pessoas desdenham as ações da prefeitura.
 
Maramaldo Ribeiro Filho em 04/07/2011 11:29:25
Como fica os interessados que moram um pouco mais distantes desses bairros de elite?
 
Adriana de Lima Gonçalves em 04/07/2011 09:51:02
Faltam algumas informações básicas no site. PAra a campanha ter sucesso absoluto é necessário haver estrutura para absorver o material separado. Sentimos que a população está empolgada mas um pouco desinformada, eu e meus vizinhos estamos separando mas ninguem ate agora sabe como fazer com o amontoado de lixo e não da para guardar muito tempo em casa. VAle também uma campanha nas escolas pois um apoio essencial é das crianças! Contem sempre com o apoio da população pois somos carentes de ações positivas e quando esas ações existem, aderimos integralmente!
Sucesso para Campo Grande nessa iniciativa louvável!
 
MAria Solange Cenciarelli Mansano Gonçalves em 04/07/2011 09:21:44
Os anseios da população em ter implantada a coleta seletiva na nossa cidade finalmente aconteceu, parabenizo o Secretário Marcos Cristaldo, sua atuação na PMCG tem demonstrado ações efetivas e concretas na preservação dos nossos recursos naturais.
 
MARISE GARCIA CESAR em 03/07/2011 10:19:55
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions