ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Prefeitura de Campo Grande inicia coleta seletiva do lixo

Vanda Escalante e Paula Vitorino | 01/07/2011 12:21
Coletores recebem o lixo separado e deixam novo saco plástico. (Fotos: Marcelo Victor)
Coletores recebem o lixo separado e deixam novo saco plástico. (Fotos: Marcelo Victor)

Em Campo Grande, são produzidas por dia 700 toneladas de lixo, sendo que 40% desse total, ou seja, 280 toneladas, são de material reciclável. Para promover o manejo e processamento adequados desse material, a prefeitura de Campo Grande deu início hoje á coleta seletiva de lixo na capital.

Identificada a região da cidade que produz mais lixo reciclável, esse setor foi dividido em três subsetores. Com o slogan “Reciclar é Vida”, a ação começou pela região do bairro São Lourenço, um que estão incluídos na primeira etapa do projeto, com 32 mil domicílios.

De acordo com o titular da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Marcos Cristaldo, a coleta será estendida aos outros bairros que compõem esse primeiro subsetor só depois que houver adesão de pelo menos 80% dos 32 mil domicílios.

Além do São Lourenço, compõem esse subsetor a região dos bairros Carandá, Autonomista, Santa Fé, Veraneio, Chácara Cachoeira, Bela Vista, Tiradentes, TV Morena, Vilas Boas e Vila Carlota. Segundo Cristaldo, a projeção é recolher nessa área algo próximo a 40 toneladas/dia de lixo reciclável.

Diferente - Diferente da coleta de lixo normal, a coleta seletiva é feita durante o dia, uma vez por semana, recolhendo o material em sacos plásticos da cor verde, previamente entregues aos moradores. Os coletores passam de casa em casa, entregando panfletos explicativos e os sacos plásticos verdes, e recolhendo o lixo separado.

“A gente também orienta e tira as dúvidas dos moradores, que querem saber principalmente sobre o tipo de lixo que é reciclável e pode ser entregue à coleta”, diz Draziela Salustiano da Silva, 26 anos, coletora do lixo reciclável.

Ela está no emprego há um mês, passou por treinamento, e já se convenceu da necessidade de separar o lixo. “Moro no Bandeirantes e lá, por enquanto, não vai ter a coleta, mas eu decidi que vou separar o lixo e levar num ponto de coleta”, diz.

Coleta seletiva é feita durante o dia, uma vez por semana.
Coleta seletiva é feita durante o dia, uma vez por semana.

Pontos de coleta - No primeiro dia da coleta seletiva, Marcos Cristaldo disse estar se surpreendendo com a receptividade da população. “Eu não esperava tanta adesão de imediato, muita gente está colaborando”, comentou.

E para atender quem já tem o hábito de separar o lixo, mesmo moradores de locais onde a coleta seletiva ainda não está sendo implementada, estão sendo instalados pontos de coleta em postos de combustível, farmácias e supermercados. Os LEVs (Local de Entrega Voluntária), ou Ecopontos, podem ser conferidos no site: www.campogranderecicla.com.br.

Na região do São Lourenço há pontos de coleta nas farmácias São Bento da Zahran, da Ricardo Brandão e da Joaquim Murtinho; nos postos de combustível Santos e Paulino, na Joaquim Murtinho, e no posto Emanuele, na Zahran; e no supermercado Comper da Zahran.

Eletrônicos - Cristaldo disse ainda dentro de dois meses deve ser lançado o “Recitrônico”, um programa de coleta de lixo eletrônico, incluindo pilhas e baterias.

“Uma empresa de Campo Grande manifestou interesse em trabalhar com esse material, e estamos em processo licitatório”, informou.

Óleo - Em Campo Grande já funciona o Recol, programa de coleta de óleo residual de cozinha para reciclagem, que conta com quatro pontos de coleta. No Mercado Municipal (Rua 7 de setembro, Centro), no Ecoponto Bálsamo (Rua dos Topógrafos com Araraquara, Jd Bálsamo), no Ecoponto São Conrado (Rua Furquim com Rua Campo Maior, bairro São Conrado), e na Feira Central.

Para depositar o óleo nos LEVs, é só armazenar o óleo residual em garrafas pet ou em recipiente de vidro tampado e depositar em algum dos pontos de coleta mais próximo.

É recomendado que o processo de coleta seja feito da seguinte maneira: quando o óleo não tiver mais utilidade, deixe-o esfriar. Ele deve ser armazenado livre de outros resíduos (água). Em um recipiente limpo, seco e que possa ser tampado (garrafa pet ou vidro). Não é necessário coar.

(Matéria editada às 12h43 para acréscimo de informações)

Nos siga no Google Notícias