A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

01/07/2011 12:21

Prefeitura de Campo Grande inicia coleta seletiva do lixo

Vanda Escalante e Paula Vitorino
Coletores recebem o lixo separado e deixam novo saco plástico. (Fotos: Marcelo Victor)Coletores recebem o lixo separado e deixam novo saco plástico. (Fotos: Marcelo Victor)

Em Campo Grande, são produzidas por dia 700 toneladas de lixo, sendo que 40% desse total, ou seja, 280 toneladas, são de material reciclável. Para promover o manejo e processamento adequados desse material, a prefeitura de Campo Grande deu início hoje á coleta seletiva de lixo na capital.

Identificada a região da cidade que produz mais lixo reciclável, esse setor foi dividido em três subsetores. Com o slogan “Reciclar é Vida”, a ação começou pela região do bairro São Lourenço, um que estão incluídos na primeira etapa do projeto, com 32 mil domicílios.

De acordo com o titular da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Marcos Cristaldo, a coleta será estendida aos outros bairros que compõem esse primeiro subsetor só depois que houver adesão de pelo menos 80% dos 32 mil domicílios.

Além do São Lourenço, compõem esse subsetor a região dos bairros Carandá, Autonomista, Santa Fé, Veraneio, Chácara Cachoeira, Bela Vista, Tiradentes, TV Morena, Vilas Boas e Vila Carlota. Segundo Cristaldo, a projeção é recolher nessa área algo próximo a 40 toneladas/dia de lixo reciclável.

Diferente - Diferente da coleta de lixo normal, a coleta seletiva é feita durante o dia, uma vez por semana, recolhendo o material em sacos plásticos da cor verde, previamente entregues aos moradores. Os coletores passam de casa em casa, entregando panfletos explicativos e os sacos plásticos verdes, e recolhendo o lixo separado.

“A gente também orienta e tira as dúvidas dos moradores, que querem saber principalmente sobre o tipo de lixo que é reciclável e pode ser entregue à coleta”, diz Draziela Salustiano da Silva, 26 anos, coletora do lixo reciclável.

Ela está no emprego há um mês, passou por treinamento, e já se convenceu da necessidade de separar o lixo. “Moro no Bandeirantes e lá, por enquanto, não vai ter a coleta, mas eu decidi que vou separar o lixo e levar num ponto de coleta”, diz.

Coleta seletiva é feita durante o dia, uma vez por semana. Coleta seletiva é feita durante o dia, uma vez por semana.

Pontos de coleta - No primeiro dia da coleta seletiva, Marcos Cristaldo disse estar se surpreendendo com a receptividade da população. “Eu não esperava tanta adesão de imediato, muita gente está colaborando”, comentou.

E para atender quem já tem o hábito de separar o lixo, mesmo moradores de locais onde a coleta seletiva ainda não está sendo implementada, estão sendo instalados pontos de coleta em postos de combustível, farmácias e supermercados. Os LEVs (Local de Entrega Voluntária), ou Ecopontos, podem ser conferidos no site: www.campogranderecicla.com.br.

Na região do São Lourenço há pontos de coleta nas farmácias São Bento da Zahran, da Ricardo Brandão e da Joaquim Murtinho; nos postos de combustível Santos e Paulino, na Joaquim Murtinho, e no posto Emanuele, na Zahran; e no supermercado Comper da Zahran.

Eletrônicos - Cristaldo disse ainda dentro de dois meses deve ser lançado o “Recitrônico”, um programa de coleta de lixo eletrônico, incluindo pilhas e baterias.

“Uma empresa de Campo Grande manifestou interesse em trabalhar com esse material, e estamos em processo licitatório”, informou.

Óleo - Em Campo Grande já funciona o Recol, programa de coleta de óleo residual de cozinha para reciclagem, que conta com quatro pontos de coleta. No Mercado Municipal (Rua 7 de setembro, Centro), no Ecoponto Bálsamo (Rua dos Topógrafos com Araraquara, Jd Bálsamo), no Ecoponto São Conrado (Rua Furquim com Rua Campo Maior, bairro São Conrado), e na Feira Central.

Para depositar o óleo nos LEVs, é só armazenar o óleo residual em garrafas pet ou em recipiente de vidro tampado e depositar em algum dos pontos de coleta mais próximo.

É recomendado que o processo de coleta seja feito da seguinte maneira: quando o óleo não tiver mais utilidade, deixe-o esfriar. Ele deve ser armazenado livre de outros resíduos (água). Em um recipiente limpo, seco e que possa ser tampado (garrafa pet ou vidro). Não é necessário coar.

(Matéria editada às 12h43 para acréscimo de informações)

Sancionada lei que estabelece política para destinação do lixo em Campo Grande
Após lançar, nesta semana, o programa de coleta seletiva, o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), a lei que cria na cidade a Política...
Prefeito da Capital vai a lançamento de programa de coleta seletiva de lixo
O programa de coleta seletiva de lixo vai começar por 120 bairrosO prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), tem um compromisso público ne...


Na minha casa tem alguns lixos eletrônicos velhos e não sei onde deixa-los por isso poderia me informar urgentemente, grata.
 
Nathália Balan Feitoza em 21/10/2012 11:13:00
Temos alguns monitores antigos e computadores totalmente inutilizados para descartar e não temos noção de onde deixar esse tipo de material,. Alguém poderia me auxiliar por favor, se souber de algum lugar. Obrigada
 
Cláudia Araujo em 17/01/2012 11:44:18
VEREADORES: Coleta SELETIVA para Todo BRASIL – JÁ ! ! ! ! ! !


Prezados Cidadãos Brasileiros & Interessados pelo AGUAPÉ,

A Equipe BR do AGUAPÉ, no passado não distante, havia comentado na Internet que a Coleta Seletiva, como foi apresentada no início era MAIS CARA & NÃO–PRÁTICA para a Sociedade Brasileira e a nossa PROPOSTA era de realizar uma Coleta SELETIVA SIMPLIFICADA, onde deveriam separar apenas LIXOS SECO do LIXOS MOLHADO/ÚMIDO, certo que dessa FORMA a Sociedade Brasileira evitaria um Grande ERRO, o ESTRAGO / APODRECIMENTO dos LIXOS SECO que poderiam ser RECICLADOS.

Os LIXOS MOLHADO/ÚMIDO rapidamente tendem a entrar em DECOMPOSIÇÃO, tornando–se INADEQUADOS para a sua RECICLAGEM ou RE–UTILIZAÇÃO – nas condições de LIXOS MOLHADO/ÚMIDO só poderá ser destinado para Produção de Bio–Gás & Bio–Fertilizantes.

Os LIXOS MOLHADO/ÚMIDO pode, também, transferir a sua UMIDADE aos Materiais SECOS, tornando–os, também, INADEQUADOS para a sua RECICLAGEM ou RE–UTILIZAÇÃO, pois, também, tenderá a entrar em DECOMPOSIÇÃO.

Com o nosso MODELO SIMPLIFICADO os CATADORES poderiam oportunamente realizar uma Adequada Separação dos Materiais RECICLÁVEIS, em Locais Mais ADEQUADOS, sem ter que fazer Esforços Sobre–Humanos e ter outras Condições BÁSICAS necessárias (Banheiros & Lanches, entre outros) – a IDÉIA nos parece que foi Compreendida / Acatada no DF e provavelmente em Outras Localidades.

IMPORTANTE: a maioria dos Cidadãos Brasileiros daria por concluída a Luta NOBRE, mas a Equipe BR do AGUAPÉ diria que há muito mais o que fazer, pois o Grande OBJETIVO é de se conseguir que todos Municípios Brasileiros adotem o MODELO SIMPLIFICADO, visando tornar o BRASIL um EXEMPLO para todos os PAÍSES, certo que estamos dando Contribuições SÁBIAS para a DESPOLUIÇÃO do Planeta TERRA e tornando mais DIGNA a VIDA dos CATADORES – toda Sociedade Brasileira pode / deve apenas Empenhar Esforços na DIVULGAÇÃO da nossa MENSAGEM / COMENTÁRIOS.

OBSERVAÇÃO: a Equipe BR do AGUAPÉ mais uma vez ALERTA – dentre as Muitas Outras possíveis Aplicações do AGUAPÉ a Produção Agropecuária ORGÂNICA provavelmente será a Mais IMPORTANTE para o Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do BRASIL, de FATO, SUSTENTÁVEL, pois vamos proporcionar muito mais SAÚDE à Sociedade Brasileira e uma CADEIA dos seus EFEITOS POSITIVOS, tornando–a Muito Mais EFICIENTE & ÉTICA em TODAS as Atividades Humanas, como: 1) Melhorias no Desempenho nas ESCOLAS, acompanhado de Aumento de AUTO–DIDATAS & Formação ÉTICA de PROFISSIONAIS DIVERSOS, POLÍTICOS, PESQUISADORES, Autoridades Brasileiras, 2) Maior Participação nas inúmeras Lutas NOBRES, 3) Ampla Prática da CIDADANIA, 4) ETC.

NOTA: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) - apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com, certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do A G U A P É, te agradecerão nesse Momento ESPECIAL.


LEMBRETE: um dia nos APOSENTAMOS dos Trabalhos que garantem o Pão Nosso de Cada Dia, mas muitos Trabalhos Nobres estão aguardando por nossa AJUDA – Desenvolver os referidos Trabalhos Nobres faz parte dos Nossos DEVERES / OBRIGAÇÕES NOBRES e são BÁSICOS para nos manter FELIZ no Dia a Dia ! ! ! ! ! !


Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo A G U A P É,

MISSAO TANIZAKI
Servidor Público Federal
Bacharel em Química
missao.tanizaki@gmail.com (Usual)
missaotanizaki@yahoo.com.br (Alternativo)
OSCIPE (*) - Equipe BR do A G U A P É
TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

(*) REF.: Definições do SEBRAE
 
Missao Tanizaki em 16/08/2011 09:50:53
Como meu comentario não apareceu vou tentar novamente. Parabens a prefeitura por tirar dos que vivem desta coleta a sua subsistencia. Parabens por usar a maquina administrativa para promover a coleta seletiva em seu favor. Por que antes não foi promovida esta campanha publicitaria a este respeito? E agora, os que vivem desta coleta e venda deste material, o que irão fazer? Pedir esmola, roubar, viver da bolsa familia? A maioria não possue estudo para garantir emprego, ou idade ja que somos seletivos em quem colocamos em nossas empresas. Parabens prefeitura por usar nosso dinheiro para pagar os catadores, caminhão, sacolas etc etc para tirar dos que vivam com esta renda.
 
Marcilio Queiroz de Souza em 02/07/2011 11:37:27
A pergunta é , os catadores de lixo que sobrvivem deste tipo de atividade , como farão para conseguir a sua substencia ? Como fazer para trabalhar juntos e também como obter esta renda tão importante para sua subrevivência ?
Eu nao critico esta atitude pois isso já estava passando da hora , mas sera que isto nao vai beneficiar apenas algumas empresas ? Quem será que esta ganhando com isso ?

.....
 
CARLOS NAHAS em 02/07/2011 09:30:55
Parabéns aos gestores responsáveis pelo projeto de gestão ambiental que visa a preservação do meio ambiente aliada ao progresso da nossa tão amada cidade de Campo Grande/MS. Parabéns!!!! Com certeza estamos em rumo ao desenvolvimento!!!
 
Patricia Santos de Oliveira em 02/07/2011 08:13:43
Mais e pouco pois estamos em uma cidade considerada metropoli alias uma capital porque nao em toda a cidade? nos temos que esperar chegar ate nos ou ir ate o posto de coletas, vamos levar como nos onisbos já que não tem nem espaço para passageiros.
 
Marli Pache em 01/07/2011 07:11:32
quero dar o parabens a prefeitura pelos esse tipo de coleta que da certo,mais a populaçao tambem contribuindo ajudando por que so dar certo mesmo com os dois andando juntos fazendo o mesmo trabalho para nos nossa cidade fica limpa mais bonita essa e nossa campo grande ms .
 
Maria José Brito de Santos em 01/07/2011 05:07:35
Parabéns aos gestores resposansáveis pela Educação Ambiental em Campo Grande. Vamos deixar a Nossa Morena mais conceituada no quesito "A população contribuindo com o Meio Ambiente".
 
Elias M. Moura em 01/07/2011 02:07:41
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions