ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Com Audiência de Custódia, presos em flagrante terão audiências com juiz em 24h

Ministro do STF, Ricardo Lewandowski o STF estará presente na solenidade de instalação da Audiência de Custódia

Renata Volpe Haddad | 01/10/2015 14:10

O programa Audiência de Custódia será instalado em Mato Grosso do Sul na próxima segunda-feira (5). Com isso, o Tribunal de Justiça do Estado, passará a promover audiências entre os presos em flagrante e um juiz no prazo de 24 horas.

A solenidade conta com a participação do presidente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Ricardo Lewandowski. O evento terá início às 10h30, no plenário do Tribunal Pleno do TJ/MS.

Após a assinatura dos termos de cooperação para a implantação do programa, vai ser realizada a audiência de custódia inaugural em Mato Grosso do Sul no Plenário Criminal do TJ.

Depois da solenidade de instalação do projeto Audiência de Custódia, o Tribunal de Justiça de MS presta uma homenagem ao ministro Ricardo Lewandowski com o Colar do Mérito Judiciário, honraria entregue a personalidades que prestaram relevantes serviços à cultura jurídica ou ao Poder Judiciário.

Audiência de Custódia – A instalação da Audiência de Custódia no âmbito das comarcas do Estado, tem o objetivo de proceder à oitiva informal do preso em flagrante delito, ao exame da legalidade da prisão e de sua manutenção, e o juiz deve verificar especialmente, os aspectos como a ocorrência de indícios de abuso físico e/ou psicológico ao preso, determinando, se for o caso, as medidas judiciais que a situação exigir; e a necessidade da conversão da prisão em flagrante em preventiva ou da aplicação de outras medidas cautelares diversas da prisão.

Se o envio do auto de prisão em flagrante for recebido entre segunda e sexta-feira de dias úteis, a audiência de custódia, na Comarca de Campo Grande, deverá ser presidida pelo juiz designado por escala própria. Já nas demais comarcas do Estado, a audiência de custódia deverá ser presidida pelo juiz ao qual o auto vier a ser distribuído.

Caso a prisão em flagrante delito ocorra nos finais de semana, recessos ou feriados, a audiência de custódia deverá ser realizada no dia útil subsequente.

A audiência de custódia deverá ser realizada na sala de audiências do juiz competente no prazo de 24 horas após o recebimento da comunicação da prisão, podendo, em situações excepcionais, ser realizada por meio do sistema de videoconferência, devendo, nestes casos, a oitiva do preso ser colhida no fórum judicial da comarca de sua custódia.

O advogado ou defensor público pode ter contato prévio com o preso por tempo razoável, antes da audiência de custódia. A apresentação do preso em flagrante ao juiz competente caberá à autoridade responsável pela custódia, observadas as datas e horários disponibilizados pelo juiz diretor do fórum, assim como conduzi-lo à unidade prisional ao final da audiência, para que sejam tomadas as providências, conforme o caso.

Nos siga no Google Notícias