ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Com calor durante o dia e friozinho à noite, saúde pede cuidado extra

Amanda Bogo | 02/05/2016 17:45
Céu azul durante a tarde em Campo Grande: mudança climática exige cuidados especiais com a saúde. (Foto: Fernando Antunes)
Céu azul durante a tarde em Campo Grande: mudança climática exige cuidados especiais com a saúde. (Foto: Fernando Antunes)

As temperaturas voltaram a subir em Mato Grosso do Sul, após uma massa de ar frio e seco perder força na região. Mas, com o clima variando entre calor durante o dia e friozinho à noite exige alguns cuidados especiais com a saúde.

A médica pneumologista Andrea Cunha explica que crianças, idosos e pessoas com histórico de doenças respiratórias são as que mais sofrem com a mudança climática. Crises de bronquite, asma e de doenças alérgicas podem ocorrer ou piorar durante o período. “As vias respiratórias ressecam e as secreções aumentam. Assim, os vírus e as bactérias aderem às paredes da árvore respiratória, gerando mais infecções”, diz.

Conforme as explicações da especialista, pacientes que possuem problemas respiratórios devem procurar um médico para fazer um tratamento de proteção e evitar possíveis crises . A pneumologista destaca outros cuidados que devem ser tomados. “A pessoa deve manter os ambientes ventilados, se hidratar bem e comer alimentos saudáveis de três em três horas, como frutas, verduras e legumes”.

O pneumologista Henrique Ferreira Brito ressaltou outros cuidados que podem contribuir para evitar possíveis doenças, como ter uma boa noite de sono. “É preciso estar sempre com a saúde em dia e se prevenir de alguma maneira. Além da hidratação e boa alimentação, é preciso manter os níveis de higiene. Lavar as mãos, sempre cobrir o nariz e a boca quando for espirrar ou tossir e, em casos mais intensos, usar máscara”, disse.

O médico frisa alguns cuidados que pessoas alérgicas devem ter nesse período. “Nesse clima sempre estamos tirando casacos do guarda roupa, e como ficam guardados por muito tempo é importante que eles sejam lavados antes que sejam usados, ou que fiquem no sol um dia antes para tirar toda a poeira”.

Andrea finaliza alertando que tanto quem possui alguma doença respiratória quanto pessoas que fazem parte do grupo de risco devem buscar a vacinação contra a gripe.

Nos siga no Google Notícias