ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Com feriado, 3 cidades celebram Dia da Consciência Negra

Redação | 19/11/2009 13:29

Neste ano, Mato Grosso do Sul ampliou o número de municípios onde o Dia da Consciência Negra será comemorado com maior destaque.

Corumbá (426 km de Campo Grande), Jaraguari (51 km de Campo Grande) e Itaporã (243 km da Capital) celebram a data com feriado amanhã, estipulados através de decretos municipais.

Já no ano passado, Jaraguari comemorou com feriado, instituído em homenagem a comunidade quilombola símbolo da cidade - Furnas de Dionísio.

Em Corumbá, os bancos não funcionarão nesta sexta-feira. O atendimento encerra-se hoje (19) e só retorna na segunda-feira (23). Escolas e creches da rede municipal também não abrem.

Já no setor de Saúde Pública, os postos de Pronto Atendimento do Nova Corumbá e Cristo Redentor continuam funcionando normalmente, das 7h30 às 23 horas, e o Pronto Socorro Municipal permanece aberto durante as 24 horas.

O serviço de coleta de lixo também continua sem alteração, mas os outros setores da administração municipal só retornam ao funcionamento regular na segunda-feira.

As agências dos Correios também não abrem na sexta-feira, nem em Corumbá e nem em Itaporã. Na cidade pantaneira, o atendimento retorna no sábado. Já em Itaporã, somente na segunda.

Em todo o país, mais de 700 municípios comemoram o Dia da Consciência Negra, a maioria deles com feriado ou ponto facultativo. A data homenageia Zumbi, um dos líderes do Quilombo dos Palmares, o mais conhecido núcleo de resistência negra à escravidão no país.

Cada município tem autonomia para decretar o dia 20 de novembro como feriado, conforme decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).

Neste ano, um das conquistas comemoradas pela comunidade negra de Mato Grosso do Sul foi a lei que criou cota em concursos públicos para os afro-descendentes, sancionada em agosto.

Nos siga no Google Notícias