ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Com Puccinelli solto, defesa alega que prisão de Giroto é “desproporcional”

Advogados ingressaram no fim da tarde desta quarta-feira (19) com pedido para que o STF (Supremo Tribunal Federal) analisasse habeas corpus com urgência

Anahi Zurutuza | 20/12/2018 14:16
Edson Giroto com mala na mão ao chegar à sede da PF nesta terça-feira (8) (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)
Edson Giroto com mala na mão ao chegar à sede da PF nesta terça-feira (8) (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)

Em uma das últimas tentativas de libertar o ex-deputado federal e ex-secretário de Infraestrutura Edson Giroto, advogados ingressaram no fim da tarde desta quarta-feira (19) com pedido para que o STF (Supremo Tribunal Federal) analisasse habeas corpus com urgência.

A petição foi feita às 16h58 (no horário de Brasília), conforme consta no sistema de consulta processual on-line da Corte, horas depois que o STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou a soltura de André Puccinelli (MDB) e do filho dele André Puccinelli Júnior, ambos alvos da Operação Lama Asfáltica, assim como Giroto.

O pedido, formulado em três parágrafos e assinado pela advogada Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro, cita a decisão da ministra Luarita Vaz, favorável ao ex-governador. “Isso evidencia, data vênia, a total desproporcionalidade na persistência da prisão dos ora Requerentes, recolhidos ao cárcere há mais de 7 meses e que estão sem juízo competente para apreciação da perda superveniente de cautelaridade da medida”, argumenta.

A ideia da defesa é que a possível concessão de habeas  corpus pelo STF se estenda a Rachel Jesus Portela Giroto (mulher do ex-deputado), Flávio Henrique Garcia Scrocchio (cunhado de Giroto), Wilson Roberto Mariano de Oliveira (ex-servidor da Agesul e ex-prefeito) e Mariane Mariano de Oliveira Dornellas (filha de Mariano).

Além de Giroto e os outros citados, o empresário João Alberto Krampe Amorim dos Santos estão presos desde o dia 8 de maio deste ano, após reviravolta em decisão do STF decorrente da Operação Fazendas de Lama, a 2ª fase da Lama Asfáltica.

André Puccinelli no banco de trás ao deixar o Centro de Triagem Anízio Lima nesta quarta-feira (19) (Foto: Liniker Ribeiro/Arquivo)
André Puccinelli no banco de trás ao deixar o Centro de Triagem Anízio Lima nesta quarta-feira (19) (Foto: Liniker Ribeiro/Arquivo)

André livre - A concessão do habeas corpus para André Puccinelli e do filho foi assinada no dia 18 pela ministra Laurita Vaz e registrada ontem à tarde no sistema eletrônico do STJ, quando se tornou de conhecimento público. O conteúdo da decisão ainda não está disponível no processo, mas o Campo Grande News teve acesso (veja na matéria publicada hoje).

A ministra, que já havia negado liberdade a Puccinelli e a Júnior, filho do ex-governador e que também foi preso em 20 de julho, decidiu revisar a decisão.

Laurita Vaz impôs a pai e filho medidas cautelares como a proibição de manter contato com os demais investigados e a suspensão do exercício de função pública ou de atividade de natureza econômica relacionada à prática delitiva.

Os dois deixaram o Centro de Triagem Anízio Lima, no Jardim Noroeste, na tarde de ontem, com destino ao apartamento do ex-governador, no Jardim dos Estados.

Nos siga no Google Notícias