ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Desde madrugada, Polícia faz mega operação para acabar com ataques

Nadyenka Castro e Luciana Brazil | 16/03/2013 10:54
Policiais durante operação no Cetremi, que teve o Garras e Gigcoe (João Garrigó)
Policiais durante operação no Cetremi, que teve o Garras e Gigcoe (João Garrigó)

Após a quarta noite consecutiva de ataques criminosos em Campo Grande, a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) iniciou uma mega operação na madrugada deste sábado para por fim a onda de violência. Está confirmada a participação da facção criminosa no assassinato de um polícial militar em Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande. Policiais civis e militares cumprem 25 mandados de busca e apreensão em três municípios.

A operação, que conta com pelo menos duas dezenas de delegados, começou por volta das 4h30, quando policiais foram às ruas com as viaturas. Às 6h, os mandados judiciais começaram a ser cumpridos.

Até o fim da manhã, a informação era de que três suspeitos já tinham sido presas: em Campo Grande, Três Lagoas e Corumbá. Como os mandados de busca estão sendo cumpridos nestas cidades, o número de detidos deve ser maior.

De acordo com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, a operação é “dinâmica” e tem apoio da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e do setor de inteligência da PF (Polícia Federal).

Tensão – A morte do policial militar aposentado Otacílio de Oliveira, de 60 anos, no dia 6 de março, marcou o início das ações criminosas no Estado. Após o crime, foi levado a público que a Polícia do Estado já tinha informações de que policiais seriam alvos de atentados.

Depois do homicídio vieram os ataques a veículos em Campo Grande. Caminhões, carros e motocicletas foram queimados. O primeiro foi entre a noite de terça-feira e a madrugada de quarta. Os últimos três foram neste sábado, no Jardim dos Estados, bairro de classe alta.

Vândalos também atearam fogo em um caminhão estacionado em frente à Delegacia de Polícia Civil de Sidrolândia. Nenhum suspeito foi localizado.

Motivo - Segundo o secretário, três hipóteses são investigadas para a série de atentados: envolvimento da facção criminosa surgida nos presídios paulistas, de aproveitadores e boateiros. Os dois últimos seriam pessoas não ligadas aos bandos que, sabendo do clima de tensão, se aproveitam da situação.

De acordo com Jacini, já está confirmado que o assassinato do policial aposentado foi a mando de bandidos. Ele explica que Otacílio foi morto por tiros disparados por quatro homens, entre eles o próprio sobrinho, Cleverson Messias Pereira dos Santos, que já está preso e integra facção.

Outros sete criminosos também estão envolvidos no homicídio. Além de Cleverson, outros dois estão presos.

A operação que começou neste sábado não tem hora para acabar. Policiais que estavam em férias e em folga foram chamados para trabalhar.

O objetivo do Governo é acabar com a ação dos bandidos, que espalharam pânico na população da Capital.

Policiais militares deixam o Garras (João Carrigó)
Policiais militares deixam o Garras (João Carrigó)
Nos siga no Google Notícias