ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Detran estabelece regras para credenciamento de guincho

Redação | 02/01/2008 07:11

Portaria publicada nesta quarta-feira, 2 de janeiro, pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) estabelece regras para o credenciamento de empresas responsáveis por guinchar veículos em ocorrências de trânsito. A publicação se segue à definição de novos valores para as operações, que são pagos pelo dono do veículo. Os novos valores também estão vigorando a partir de hoje.

A medida sobre o cadastramento estabelece que serão quantas empresas quanto necessário para fazer o trabalho e que nos municípios onde não houver interessados no serviço, os agentes de trânsito vão se utilizar dos guinchos que estiverem "ao alcance".

Pela portaria, o cadastro será válido por dois anos, vencendo sempre em 31 dezembro. Além das regras em relação à documentação, a determinação também traz os procedimentos que devem ser seguidos quando um veículo é guinchado para o Detran, incluindo tirar 7 fotos e marcar a quantidade de combustível que havia no veículo.

A portaria diz que em cidades que houver mais de uma empresa cadastrada, haverá um sistema de rodízio, e estabelece prazo de 45 minutos para as ocorrências serem atendidas. O dono do veículo que estiver sendo guinchado tem a opção de escolher uma empresa de sua preferência, bancando o custo.

Em relação ao custo dos serviços, a portaria prevê que as empresas podem reivindicar reajustes, mas que eles precisam ser autorizados pelo Detran. Pelo que está definido, os cadastrados recebem 90% do valor do serviço. Outros 10% são para o Detran, a título de remuneração pelos custos administrativos.

Nos siga no Google Notícias