ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Distribuidora tinha 1,5 milhão pacotes de cigarro ilegal

Redação | 05/11/2009 10:57

Depois de 4 meses de investigação, a Delegacia do Consumidor conseguiu flagrar na manhã de hoje, em Campo Grande, uma distribuidora de cigarros que vendia marcas clandestinas em Mato Grosso do Sul.

Durante a operação desta quinta-feira, foram encontrados em um galpão, na Vila Planalto, mais de 1,5 milhão de pacotes do produto, segundo estimativa do delegado Adriano Garcia.

As marcas são de fabricação nacional, a Tabacaria Rei e a Sulamericana, que produzem marcas sem certificação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Segundo a Polícia, a Distribuidora Decicampo entregava cigarros em pelo menos mil pontos comerciais de Campo Grande, além abastecer municípios de Corumbá, Três Lagoas, Coxim e Dourados.

A empresa não foi fechada, porque também comercializa produtos legais, e nenhum responsável foi preso. O prejuízo estimado, com a perda da carga, é de R$ 100 mil.

O caso foi denunciado em julho, por uma organização não- governamental com sede em Belo Horizonte (MG), a Associação de Combate ao Mercado Ilegal. Um dos representates da ONG, Fernando Marques, veio a Campo Grande acompanhar a ação.

"Esses tipo de crime lesa não só os cofres públicos, também o consumidor que compra marca que não tem autorização para circular", alertou.

A entidade representa diferentes segmentos, que são lesados com a pirataria de produtos.

Resposta - O dono da empresa, que não foi identificado, garantiu que as fábricas enviaram o produto com documentos da Anvisa "que inclusive passou pela fiscalização em barreira do fisco na semana passada."

Os documentos foram entregues à Polícia, que negou qualquer autorização para que o produto circulasse.

O proprietário se contradiz, admitindo que existe um pedido em tramitação na Anvisa, para autorização das marcas.

O resultado da operação será repassado à Anvisa, para multa e outro tipo de pena contra distribuidora e fábricas.

Nos siga no Google Notícias