A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

23/07/2016 21:27

Efeitos anti-inflamatórios e analgésicos são testados em planta do cerrado de MS

João Humberto
Os efeitos fármacos do extrato do Piper amalago são testados em pesquisa da UFGD (Foto: Divulgação/Fundect)Os efeitos fármacos do extrato do Piper amalago são testados em pesquisa da UFGD (Foto: Divulgação/Fundect)

Projeto de Doutorado da acadêmica do PPGBB (Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biodiversidade) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Jucicléia da Silva Arrigo, vem estudando os efeitos fármacos do extrato do Piper amalago, espécie de planta muito comum no cerrado.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Candida Aparecida Leite Kassuya, o extrato da planta é obtido após coleta em parceria com o pesquisador doutor Jonas da Silva Mota da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), e com este material são realizados testes em ratos e camundongos para verificar a eficácia da planta.

“Até o momento, tivemos bons resultados quanto aos efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e anti-artríticos. Esta planta tem uso popular há vários anos, por isso a necessidade de um estudo sobre sua real eficácia. Atualmente estamos em uma fase pré clinica do projeto, após isso faremos os testes de toxicidade para quem sabe, num futuro, transformar o extrato do Piper amalago em um medicamento que atenda à população”, conclui a coordenadora do projeto.

A pesquisa conta com o apoio do governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul).

(Com informações da Fundect)

UCDB promove Fórum de Pesquisa em Jornalismo na próxima quarta-feira
O curso de Jornalismo da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) realiza na próxima quarta-feira (27) a primeira edição do Fórum de Pesquisa em Jornal...
Mulheres presas participam de pesquisa da UFMS sobre o vírus HPV
Mulheres que estão presas na unidade penal de Três Lagoas - cidade localizada a 338 km de Campo Grande - participaram de uma ação desenvolvida pela U...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions