ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Cidades

Em MS, 15 cursos privados não atingem conceito do MEC

Redação | 06/08/2008 16:14

Os cursos das universidades particulares de Mato Grosso do Sul, em sua maioria, tiveram baixo desempenho no conceito preliminar de curso, índice divulgado hoje pelo MEC (Ministério da Educação), em Brasília.

O conceito preliminar de curso é o penúltimo passo para a conclusão do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior) e une os índices do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), do IDD (Índice de Diferença de Desempenho) e da avaliação de três variáveis: infra-estrutura, corpo docente e projeto político-pedagógico das instituições.

Nas universidades privadas do Estado, de acordo com a demanda de cursos ofertados, foram avaliadas as cadeiras de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Tecnologia em Agroindústria, Terapia Ocupacional e Zootecnia.

Nenhum curso obteve a nota máxima, 5, e apenas alguns atingiram o nível 4, como Agronomia da Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal), Educação Física e Serviço Social da Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados) e Nutrição da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

De acordo com o documento publicado pelo MEC, 15 cursos em Mato Grosso do Sul não obtiveram conceito algum como Educação Física da FAFS (Faculdade de Administração de Fátima do Sul), Tecnologia em Agroindústria e Odontologia da Unigran e Medicina Veterinária da FAD (Faculdade Dourados).

De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, o conceito preliminar de curso vai servir como guia para as comissões de avaliação in loco, a fim de preencher a lacuna existente entre o Enade e o conceito final emitido por estas comissões.

Desta forma, os grupos que forem aos campi para avaliação que constituirá a última fase para composição do Sinaes, que é o conceito preliminar de instituição, já terão nos conceitos de curso um direcionamento para as análises.

Os cursos que obtiverem conceito preliminar igual ou superior a três pontos, já que a escala vai de um a cinco, são dispensados da visita da comissão de avaliação.

Para conferir o documento na íntegra clique aqui.

Nos siga no Google Notícias