ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Em troca de comando, ministro Jobim aposta no 3º Bavex

Redação | 28/04/2009 12:42

A implantação do 3º Bavex (Batalhão de Aviação do Exército), que já está em fase de construção em Campo Grande, é a aposta do Ministério da Defesa para a segurança na fronteira.

Foi o que deixou claro o ministro Nelson Jobim, durante solenidade de troca de comando do CMO (Comando Militar do Oeste), nesta terça-feira, na Capital.

De acordo com ele, a implantação do 3ºBavex vai dar mais mobilidade e garantir a implementação do projeto Zona Protegida da Amazônia ao Pantanal, que compreende uma faixa de 15.727 quilômetros. Também será construído um batalhão em Goiás.

Segundo Jobim, o projeto prevê a substituição de aeronaves Hércules por aviões de carga K-390 que suportariam até 49 toneladas.

O ministro afirma que já há recursos para implementação e que o projeto já foi aprovado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva. Ele acredita que a ação seja colocada em prática ainda esse ano.

Jobim não fala em aumento de efetivo e sim remanejamento de pessoal, porque, segundo ele, há mais pessoal no Comando do Leste do que no Oeste, região que ele aponta como a segunda mais importante do País.

O ministro disse ainda que o planejamento do Ministério da Justiça sobre segurança é baseado em três eixos: implantação da indústria de Defesa Nacional, reorganização e reorientação das forças e a questão do serviço militar obrigatório.

Sobre as inovações, o ministro destacou a construção de um novo Urutu (veículo blindado usado para transporte de pessoal), pela Fiat/Iveco.

Comando -O comando do CMO agora está nas mãos do General-de-Exército Renato Joaquim Ferrarezi, que assumiu no lugar do General-de-Exército Rui Alves Catão. Catão comanda desde 11 de março o Comando Militar do Leste.

Para Catão, a mudança é positiva para o Estado. Sobre a ida dele para o Comando Militar do Leste, declarou: "Somos acostumados a receber e não perguntar porque".

Assim como o ministro, o general Ferrarezi aposta no 3º Bavex para melhorar a Defesa na fronteira. Ele acredita o Bavex seja entregue até outubro de 2010.

Ferrarezi disse ainda que por conta da implementação do Batalhão, o CMO receba mais de oito a 12 aeronaves. O Comando já conta com seis helicópteros. Sobre efetivo, ele disse que não há projeto para ampliação.

Nos siga no Google Notícias