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Cidades

Empresa simula resgate de vítimas no Trem do Pantanal

Redação | 02/05/2009 16:21

A empresa Serra Verde, responsável pela administração do Trem do Pantanal, realizou nesta tarde uma simulação de acidente com passageiros. O treinamento, que teve início às 15h30, foi feito na Estação Indubrasil, em Campo Grande, de onde a viagem partirá.

Com 60 figurantes, incluindo os guias que irão acompanhar os passeios do trem, a simulação teve três explosões e muito fogo. O objetivo foi treinar a equipe que irá acompanhar os passageiros.

De acordo com o coordenador do treinamento, sargento do Corpo de Bombeiros de Curitiba, Neracyr Moraes da Silva, contratado pela empresa Serra Verde, o trabalho faz parte de uma exigência da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

A intenção é que os guias aprendam a prestar socorro rápido, para o caso de um problema sério durante a viagem. "Eles devem estar treinados para uma situação que poderia acontecer a qualquer momento", explica.

O treinamento ao qual os guias foram submetidos nesta tarde teve ainda aulas teóricas, totalizando 16 horas/aula.

Na parte prática realizada na estação, após a segunda explosão os guias começaram a prestar socorro. Os figurantes, maquiados, agiram como se tivessem sido vítimas de uma tragédia. Aos gritos, eles saíram dos vagões correndo e esperaram pelo atendimento dos guias.

Trabalhos - "O ressurgir desse trem é uma coisa muito importante não só para este estado, mas para o país como um todo", afirma o presidente da empresa Serra Verde, Adonai Arruda.

Ele explica que três vagões da antiga composição do trem foram adequados para atender aos turistas. Na reforma, foram incluídas alterações como a instalação de ar-condicionado e a troca dos adesivos plotados que havia nas janelas, para que os turistas possam tirar fotografias.

Tanto os vagões quanto a Estação Indubrasil estão praticamente prontos para o início das atividades. A viagem inaugural, com autoridades políticas, está marcada para o dia 8 deste mês.

Estratégia - Ao contrário do divulgado anteriormente, de que a viagem do trem contaria até com cozinha internacional, os passageiros da classe média e executiva irão receber apenas um kit de alimentos não-perecíveis, com biscoito de água e sal e barra de cereal.

O presidente da empresa garante que oferecer aos passageiros apenas serviço de bordo similar ao das companhias aéreas é uma estratégia para fomentar a economia regional. "A intenção é que as pessoas recebam apenas o serviço de bordo para almoçarem em Miranda", explica.

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