ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Enem não poderá anular prova da redação que ofender direitos humanos

"Não se combate a intolerância social com maior intolerância estatal", argumentou a ministra Carmem Lúcia.

Anahi Gurgel | 04/11/2017 16:40
Ministra Carmem Lúcia preside sessão no STF. (Foto: Divulgação)
Ministra Carmem Lúcia preside sessão no STF. (Foto: Divulgação)

O Supremo Tribunal Federal decidiu, neste sábado (04), manter a suspensão da regra prevista no edital do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que prevê nota zero para quem desrespeitar os direitos humanos na prova de redação. A decisão, da ministra Cármen Lúcia, foi anunciada neste sábado (04).

Suspender a norma do edital do Enem foi uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com sede em Brasília, datada de 26 de outubro, atendendo a uma solicitação da Associação Escola Sem Partido, sob alegação de que a regra era contrária à liberdade de expressão.

A entidade já estava se posicionando contrária, desde o ano passado, ao critério de correção do Enem, acreditando ser ofensivo ao direito à livre manifestação do pensamento, a liberdade de consciência e de crença e os princípios do pluralismo de ideias, impessoalidade e neutralidade política, ideológica e religiosa do Estado.

Em sua decisão, Carmem Lúcia sustentou que o cumprimento da Constituição da República impõe pleno respeito aos direitos humanos, contrariados pelo racismo, pelo preconceito e pela intolerância.

“Mas não se combate a intolerância social com maior intolerância estatal. Sensibiliza-se para os direitos humanos com maior solidariedade até com erros humanos e não com mordaça. O que se aposta é o eco dos direitos humanos garantidos, não o silêncio de direitos emudecidos".

Em nota, o MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informaram que não irão recorrer da decisão e reforçaram aos participantes que não haverá anulação automática da redação que violar os direitos humanos, como previa o edital.

Nos siga no Google Notícias