ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Cidades

Escola conta com sistema de aproveitamento de águas

Redação | 03/04/2009 12:20

A Escola Municipal Antonio José Paniago, localizada no Jardim Itamaracá, em Campo Grande, conta agora com um sistema de aproveitamento de águas pluviais.

Projeto desenvolvido por alunos da escola em parceria com a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Semed (Secretaria Municipal de Educação) e Plaenge e projeto Amigos da Escola, vai permitir que toda a água utilizada para a limpeza e para o aguamento das plantas da escola seja proveniente da chuva.

Os alunos participaram durante esse ano, em sala de aula, de discussões relacionadas ao meio ambiente e criaram maquetes com modelos de aproveitamento de água da chuva que, agora, tornou-se realidade.

Por meio de calhas e coletores, a água da chuva vai ser destinada a dois reservatórios de sete mil litros cada. O custo do empreendimento foi de R$ 15 mil.

A diretora da escola, Maria Lúcia de Fátima Oliveira destacou a importância do projeto.

"A Plaenge tornou realidade uma idéia que os alunos tiveram e desenvolveram teoricamente na sala de aula. Eles montaram maquetes mostrando como a água da chuva poderia ser utilizada na escola para uso geral. Agora vamos utilizar esta água para limpeza da escola e para a horta. Espero que o projeto se estenda para outras escolas".

A regente regional da Plaenge, Ada Maria de Lima, disse que o envolvimento da empresa faz parte de sua estratégia de responsabilidade social e ambiental.

"O projeto chegou até nós através do secretário Marcos Cristaldo (Semadur). Nós nos envolvemos, pois já conhecíamos o projeto Amigos da Escola, que é bem sucedido em todo o País, e também devido a nossas posturas relativas à responsabilidade social e ambiental".

A estudante Caroline Gonçalves do Nascimento, 15 anos, foi uma das responsáveis pelo projeto concretizado nesta sexta.

"Foi uma idéia dos professores, de mostrar como poderíamos reutilizar a água da chuva. Tivemos esta idéia em grupo, queríamos mostrar esta possibilidade de a água da chuva ser utilizada novamente. Fizemos uma maquete, participamos de uma feira de ciências e agora ele está aí, funcionando", disse.

Em uma segunda etapa, o projeto envolverá a comunidade. De acordo com a coordenadora do Núcleo MS do Projeto Amigos da Escola, Eliana Rodrigues 14 escolas municipais e três estaduais estão envolvidas no processo.

Nos siga no Google Notícias