ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Febre amarela: em menos de 10 dias 250 mil vacinados

Redação | 15/01/2008 10:22

Em menos de 10 dias mais de 250 mil pessoas foram imunizadas contra febre amarela em postos de saúde de Mato Grosso do Sul, um corre-corre que na avaliação do diretor de Vigilância de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Eugênio de Barros, não tem justificativa. Para se ter uma idéia o número de aplicações somente entre segunda-feira passada e esta terça-feira chega a quase 10% do total que foi distribuído em doses desde o ano de 2000.

"Eu fui à fila e vi muita gente com cartão onde constava que já estava vacinada no período de 10 anos (o prazo pelo qual a proteção da vacina dura). O problema é o desperdício de doses. Teve uma pessoa que tinha tomado a vacina há menos de seis meses. Isso não faz o menor sentido", lamenta Eugênio. Ele afirma que, além disso, se vacinar em um período muito próximo pode causar reação e indisposição.

Esta corrida foi motivada pelos últimos casos da doença ocorridos no País. Até o momento foram registradas duas mortes, ambas de pessoas que se infectaram em Goiás e uma paciente que contraiu a doença em Mato Grosso do Sul é tratada em São Paulo.

Eugênio afirma que só estão expostas pessoas que vão visitar áreas silvestres e que não se vacinaram nos últimos 10 aos. Não há confirmação da doença em áreas urbanas.

Ritmo acelerado

Nos siga no Google Notícias