A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

25/02/2011 14:30

Federação nacional diz que resolução da Sejusp fere Constituição

Marta Ferreira

A Feneme (Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares) divulgou nota em seu site informado que estuda entrar na Justiça contra as medidas da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) de Mato Grosso do Sul relacionadas ao trabalho da PM (Polícia Militar), que provocaram polêmica na Corporação esta semana.

A entidade que congrega as entidades de oficiais em todo o País se referiu especificamente à resolução que trata do Serviço de Inteligência da Corporação, a chamada PM2, afirmando que as medidas adotadas pela Secretaria “afetam e interferem diretamente a missão Constitucional da Polícia Militar”. Dessa forma, na visão da Feneme, o texto da resolução baixada afronta Constituição Federal.

O trecho contestado é o que veda ao Serviço de Inteligência “proceder a investigações criminais comuns através de ações de campo ou de emprego de tecnologia ou equipamento de qualquer natureza para apurar infrações penais praticadas por civis”.

Para a Feneme, o texto fere a Constituição porque, “equivocadamente, deseja impedir que aquela Instituição Militar Estadual não execute ações de inteligência para o suporte às ações de Polícia Ostensiva e de Preservação da Ordem Pública, tanto na prevenção como na repressão conforme legislação infraconstitucional em vigor”. São citadas pela Federação o decreto-lei federal 667/69 e o decreto federal 88.777/83.

Conforme a entidade, está sendo estudado pela assessoria jurídica e “posteriormente acionará a Justiça e o Ministério Público, visando garantir que o texto constitucional prevaleça”.

Puccinelli determina alterações em medidas da Sejusp que revoltaram PM´s
A pedido do governador André Puccinelli (PMDB), vão ser feitas alterações nas resoluções baixadas pela Sejusp esta semana estabelecendo regras para o...
OAB apoia medida da Sejusp sobre entrega de presos pela PM
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) divulgou hoje em seu site nota em que apoia a resolução da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) s...
Em nota, associações de PMs pedem a Puccinelli revogação de medidas da Sejusp
Nota divulgada nesta tarde por três associações que representam os policiais militares de Mato Grosso do Sul pede ao governador do Estado, André Pucc...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions