ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 15º

Cidades

Filho de rico menor de 18 anos também comete ato infracional, diz defensora

Aline dos Santos | 30/06/2015 14:33
Unei Dom Bosco está na lista de unidades com interdição parcial. (Foto: Marcos Ermínio)
Unei Dom Bosco está na lista de unidades com interdição parcial. (Foto: Marcos Ermínio)
"“É muito fácil apontar o dedo e dizer: quero que menor vá tudo para a cadeia", diz defensora. (Foto: Marcos Ermínio)
"“É muito fácil apontar o dedo e dizer: quero que menor vá tudo para a cadeia", diz defensora. (Foto: Marcos Ermínio)

A redução da maioridade penal, que pode ser aprovada nesta terça-feira pela Câmara Federal e mobiliza a opinião pública, encontrará em Mato Grosso do Sul um cenário de interdições parciais de Uneis (Unidade Educacional de Internação), adolescentes movidos por drogas e de que ato infracional antes dos 18 anos não é prerrogativa dos pobres.

“É muito fácil apontar o dedo e dizer: quero que menor vá tudo para a cadeia. E quem vai para Unei? É o pobre, com baixa escolaridade, filho de pessoas vulneráveis. Agora, o filho do rico também pratica ato infracional. Mas logo aparece um laudo médico dizendo que está passando por depressão, transtorno de personalidade e fica por isso. Isso que me revolta. Parece que só o pobre pratica ato infracional, O filho do rico também pega carro sem ter habilitação, falsifica documento para entrar em festa, tem muito caso de estupro”, afirma a defensora pública Débora Maria de Souza Paulino.

A rotina de quem participa de audiências com adolescentes de segunda a sexta, das 13h às 19h, ainda revela o perfil de abandono da escola e envolvimento em furtos, roubos e trafico de drogas. "No Brasil, cerca de 1% dos crimes graves são praticados por menor. Em uma semana de audiência, de segunda a sexta, às vezes tem um caso de homicídio. O restante é furto, tráfico, roubo. São crimes, mas não graves como de um homicídio, tirar a vida de uma pessoa”, salienta a defensora.

Se por legislação a Unei deveria preparar o adolescente para o retorno à sociedade, a realidade traz escassa possibilidade de que o menor de idade em conflito com a lei chegue ao status um adulto recuperado. “Unei nada mais é do que um depósito de menores, com cela, com grade. Não tem muita diferença de uma cadeia ou um presídio”, constata Débora Paulino.

Não há vaga – A exemplo do sistema carcerário dos adultos, o sistema socieducativo tem mais internos do que capacidade de abrigá-los. De acordo com a Superintendência de Assistência Socioeducativa, são 283 adolescentes e 209 vagas em Mato Grosso do Sul.

Segundo a superintendente Camem Ligia Loureiro Carmelo, a redução na capacidade é resultado de interdições parciais determinadas pela Justiça em quatro unidades: Dom Bosco (Campo Grande), Laranja Doce (Dourados), Mitaí (Ponta Porã) e Tia Aurora (Três Lagoas). Ao todo, são oito Uneis e duas unidades de semiliberdade.

“Estamos recebendo uma herança, infelizmente uma estrutura bastante delicada. O quadro de servidores é bastante delicado, todas essas unidades parcialmente interditadas. Temos um desafio muito grande pela frente”, afirma a superintendente. O trabalho vai começar por adequações nas unidade interditadas.

Com experiência de 14 anos no sistema de medidas socioeducativas, Carmem avalia que é preciso rever o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), mas reprova a redução da maioridade penal. .

“É um retrocesso. Começa a olhar só a pontinha do iceberg. Tem que rever a legislação do ECA para essas infrações mais graves: latrocínio, homicídio, estupro. Hoje, a internação é de no mínimo seis meses e máximo de três anos”, afirma.

A PEC 171/93 propõe a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crime hediondo (estupro, latrocínio), homicídio e roubo qualificado. Segundo a proposta, o adolescente também poderá ser considerado imputável (pode receber pena) em crimes de lesão corporal grave ou lesão corporal seguida de morte e roubo agravado.

A pena dos adolescentes será cumprida em estabelecimento separado dos maiores de 18 anos e dos menores inimputáveis.

Nos siga no Google Notícias