ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Força Tarefa fecha fábrica clandestina de remédios

Redação | 29/09/2010 12:14

Operação "Erva Daninha" da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em parceria com a Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo), Polícia Federal e o CRF (Conselho Regional de Farmácia) fechou uma fábrica de remédios clandestina na Vila Jacy, na manhã de hoje. Segundo a Polícia, o local abastecia todo o País.

A S&R Produtos Naturais produzia remédios para supostos tratamentos de câncer, diabetes, pressão alta e ainda oferecia diversos chás para a cura.

A Anvisa exige que qualquer fábrica de remédio tenha registro e não faz distinção entre medicamentos químicos ou naturais.

No local, havia ervas, cápsulas, chás, materiais e outros insumos, que totalizaram quase 1 tonelada de materiais.

Além da falta de registro, os fiscais e policiais encontraram condições precárias na produção.

O proprietário, Bento Rodrigues, 52, foi detido e levado até a Decon (Delegacia do Consumidor). Ele responderá por crime contra a saúde pública, que prevê pena de 10 a 15 anos e multa administrativa que varia de R$ 1,5 mil a R$ 1,5 milhão. A esposa dele, que também estava no local, não foi detida.

O fiscal Adilson Bezerra, da Anvisa, ressalta que os remédios sem registro trazem perigo à população, que por vezes, desistem do tratamento convencional para se dedicar a este tipo de medicação.

"Como não são regulamentados, não é possível definir o nível de toxidade dos medicamentos apreendidos", explica. O fiscal comentou que houve um caso que um medicamento natural, indicado para diabete, continha amido de milho. "O amido vira glicose dentro do corpo, que é contra indicado para diabetes", explica.

A nora do casal, Franciele Cavalheri, contou que os proprietários começaram a produzir em pequena escala, vendendo para parentes e há pouco tempo começaram a venda em grande escala para outros estados. "Toda a vida deles está nesse caminhão", disse se referindo ao material apreendido.

O delegado Adriano Garcia, da Decon, comentou que os remédios da fábrica foram encontrados em outros estados, mostrando que os negócios iam bem para os proprietários.

As operações da força tarefa da Anvisa, PF, Decon e CRF também fechou uma farmácia clandestina na tarde de ontem. Os resultados serão divulgados hoje, às 14h, em entrevista coletiva.

Nos siga no Google Notícias