ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Funcionária de carreira assume Hemorrede com objetivo de aprimorar serviço

Michel Faustino | 26/01/2015 13:17

Marli Terezinha Micharki Vavas, 55 anos, é a nova coordenadora geral da Hemorrede, núcleo de hemoterapia e hematologia de Mato Grosso do Sul. A nomeação assinada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) foi publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (26).

Farmacêutica bioquímica por formação, Marli Vavas já atuou em diversos setores e faz parte do quadro de funcionários da Rede há mais de 10 (dez) anos.

Por meio de assessoria, Marli se pronunciou afirmando estar lisonjeada com o convite para coordenar a Hemorrede e ciente dos desafios. Ela ressaltou que tem como meta implementar novas politicas de aprimoramento, além de dar andamento às ações que já implementadas.

Estrutura - A Hemorrede do Estado do Mato Grosso do Sul é o conjunto de Serviços de Hemoterapia e Hematologia do Estado, organizados de forma hierárquica, de acordo com o nível de complexidade das funções que desempenham.

- HEMOCENTRO COORDENADOR - HEMOSUL: Entidade de âmbito central, de natureza pública, referência do Estado do Mato Grosso do Sul na área de Hemoterapia e Hematologia com a finalidade de prestar assistência e apoio hemoterápico e hematológico à rede de serviços de saúde.

- HEMOCENTRO REGIONAL - DOURADOS: entidade de natureza pública, centro de referência em Hematologia e Hemoterapia para uma macro-região do Estado do Mato Grosso do Sul.

- NÚCLEO DE HEMOTERAPIA - NH: entidade de âmbito local ou regional, de natureza pública ou privada, para atuação micro-regional na área de Hemoterapia e/ou Hematologia.

- POSTO DE COLETA - UC: entidade de âmbito local, que realiza coleta de sangue total, podendo ser móvel ou fixa. Se for móvel, deverá ser pública e estar ligada a um Serviço de Hemoterapia. Se fixa, poderá ser pública ou privada.

- AGÊNCIA TRANSFUSIONAL - AT: localização preferencialmente intra-hospitalar, com a função de armazenar, realizar testes de compatibilidade entre doador e receptor e transfundir os hemocomponentes liberados. O suprimento de sangue a estas agências realizar-se-á pelos Serviços de Hemoterapia de maior complexidade.
Estas definições constam na RESOLUÇÃO-RDC 151, de 21 de agosto de 2001, disponível no site www.anvisa.gov.br - assunto: sangue e hemoderivados.

Nos siga no Google Notícias