ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Governo quer criar até 2014 curso na UEMS para combater falta de médicos

Viviane Oliveira e Aline dos Santos | 23/04/2012 16:18

Dados da CNES mostram que Campo Grande concentra 60% dos médicos no Estado, no total de 3.333 profissionais.

Governador durante entrega de apartamentos do Programa Minha Casa, Minha Vida no jardim Talismã. (Foto: Minamar Júnior)
Governador durante entrega de apartamentos do Programa Minha Casa, Minha Vida no jardim Talismã. (Foto: Minamar Júnior)

Para suprir a falta de médicos no interior do Estado de Mato Grosso do Sul, o governador André Puccinelli (PMDB) disse hoje que tem projeto para criar uma faculdade de medicina da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) até o final de 2014.

Dados da CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde) de 2011 mostram que Campo Grande concentra 60% dos médicos no Estado, no total de 3.333 profissionais.

De acordo com o governador, com a universidade e hospital escola em Campo Grande, o número de médicos formados aumentaria.

“Mas, por enquanto não temos prazo e nem previsão de quando isto vai acontecer”, disse.

Uma pesquisa feita pela Demografia Médica no Brasil, divulgada no dia 30 de novembro pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo mostrou que a situação é pior ainda na rede pública.

A pesquisa indicava que de 3,5 mil médicos em Mato Grosso do Sul atendendo aos planos e seus 408 mil clientes, e um número apenas um pouco maior atendendo os 2 milhões que precisam da rede pública.

Em Campo Grande, que tem 570 mil usuários do SUS, conforme o levantamento, são 1418 médicos atendendo aos pacientes do SUS, uma relação de 2,48 por mil habitantes.

Na rede privada, a proporção é de 9,86 médicos por mil habitantes, considerando que são 1939 mil profissionais, para um público de 195 mil pessoas. A diferença é de 3,9 vezes, o sétimo maior índice entre as capitais.

Nos siga no Google Notícias