ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Horário de verão chega e muda rotina de clientes e feirantes no Guanandi

Priscilla Peres e Willian Leite | 16/10/2016 11:05
Feira mais vazia nesta manhã de horário novo. (Foto: Marcos Ermínio)
Feira mais vazia nesta manhã de horário novo. (Foto: Marcos Ermínio)
Para Rubens, mudança não faz diferença. (Foto: Marcos Ermínio)
Para Rubens, mudança não faz diferença. (Foto: Marcos Ermínio)
Rosemar odeia o horário de verão. (Foto: Marcos Ermínio)
Rosemar odeia o horário de verão. (Foto: Marcos Ermínio)

O horário de verão começou hoje e já alterou a rotina da população. Na feira do bairro Guanandi, uma das mais populares da cidade, os clientes “perderam a hora” e chegaram mais tarde. Segundo os feirantes, o movimento fraco de hoje é consequência de uma hora a mais no relógio.

Quem tem a experiência de anos de feira, afirma que sempre que muda o horário o fluxo de clientes cai e só volta ao normal depois de algumas semanas, quando as pessoas se acostumam com a nova rotina. Geralmente o movimento grande acontece às 8h, mas hoje às 10h ainda poucas pessoas caminhavam pela feira.

Rosemar Martins, 49 anos, vende pães e salgados na feira e diz que odeia o horário de verão. Para ela a uma hora de diferença deixa consequências, como sonolência e cansaço durante todo o da. O truque, segundo ela, é tentar dormir cedo.

Mas não é todo mundo que reclama da mudança. Rubens Pereira da Silva, de 63 anos, é feirante há seis e afirma que para ele, não faz diferença. “Para mim, que levanto às 4h todos os dias, não faz diferença nenhuma”. Ele ainda dá o exemplo de comissários de voos que viajam pelo mundo e precisam se acostumar com vários fusos horários. “O ser humano se adapta a qualquer horário”.

Feirante também Carlos Alberto Correa Dantas, 34, não reclama de ter uma hora a mais na rotina, mas diz que demora para se acostumar com a mudança. “Demoro um mês para acostumar quando o horário de verão e logo depois muda tudo de novo”, diz ele afirmando que hoje acordou normalmente, mas que deve sentir mais a mudança amanhã.

Mas o chapeiro Mauro Vogado, 28, elenca qualidades. Para ele, os dias passam mais rápido e será bom para a esposa que terá mais tempo para dar atenção aos quatro filhos do casal.

Economia – O horário de verão foi criado para contribuir com a economia de energia elétrica, já que as pessoas podem aproveitar mais a luz do dia. A estimativa é de 0,5% de economia absoluta no consumo, ou seja, de R$ 147,5 milhões.

Nos siga no Google Notícias