A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

18/03/2013 10:10

Hospital pagou tratamento de morto e superfaturava valor em até 70%

Edivaldo Bitencourt e Aline dos Santos
Hospital está na mira do Ministério Público. (Foto: Marcelo Victor/Arquivo)Hospital está na mira do Ministério Público. (Foto: Marcelo Victor/Arquivo)

O MPE (Ministério Público Estadual) pediu, por meio de liminar na Justiça, o afastamento da diretoria-executiva da Fundação Carmem Prudente de Mato Grosso do Sul, que administra o Hospital do Câncer. Os três diretores são acusados de superfaturar em até 70% o pagamento de procedimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), de pagar tratamentos em pessoas mortas, de nomear de filhos por salários acima do mercado e de contratar empresas das quais são proprietários. 

Na ação civil pública, apresentada na quinta-feira (14), a promotora Paula Volpe pediu, por meio de liminar, o afastamento do diretor-presidente do hospital, Blener Zan, o diretor-geral, o médico Adalberto Abrão Siufi, e o diretor-financeiro, Wagner Miranda.

O Hospital do Câncer, um dos principais da Capital e responsável pelo atendimento de 200 pessoas por dia, é investigado há 17 anos pelas mesmas irregularidades. O MPE instaurou inquérito para apurar o caso em 2009.

Segundo Paula Volpe, o médico Adalberto Siufi é dono da empresa Neorad (Saffar e Siufi), contratada pelo HC para a prestação de serviços. O contrato, em vigor desde 2004, foi cancelado no ano passado. No entanto, neste ano, o MPE descobriu que a nova empresa contratada era a Siufir e Saffar, com o mesmo quadro societário. 

Além de contratar as próprias empresas, o grupo pagava até 70% acima do valor determinado pelo SUS. Este é o caso do procedimento maxilectomia total (tratamento cirúrgico dos tumores da maxila e regiões adjacentes), que custa R$ 4.956,14, mas a empresa de Adalberto Siufi receberia R$ 8.425,43, segundo a ação da promotora.

 

Conforme promotora, empresa de diretor recebia tabela SUS mais 70%. (Foto: Marco Ermínio)Conforme promotora, empresa de diretor recebia tabela SUS mais 70%. (Foto: Marco Ermínio)

A outra empresa contratada é a Elétrica Zan, de Blener e Wagner Miranda. A denúncia relata até pagamento de tratamento contra o câncer em um paciente que morreu no dia 27 de abril de 2009. O hospital manteve o pagamento por mais três dias (28, 29 e 30 de abril de 2009). A irregularidade foi descoberta pelo Denasus (Departamento Nacional de Auditoria do SUS), mas a promotora argumenta que houve o pagamento de outros mortos.

A promotora Paula Volpe pede o afastamento imediato de Adalberto Siufi, Blener Zan e Wagner Miranda da direção da fundação, que administra o hospital. Ela argumenta que a “permanência dos requeridos possa causar lesões graves e de difícil reparação aos interesses da entidade”.

Além do afastamento definitivo dos três, a promotora pede para a eleição de novos dirigentes para comandar o Hospital do Câncer.



Incrivel Dr. Adalberto ...um homem de bem ,se sujando com dinheiro de cancerosos que ele sempre atendeu com maior carinho..nem da pra acreditar,mas onde ha fumaça ha fogo . Então foi por isso que o abastado pecuarista Antonio de Morais caiu fora,deve ter notado as falcatruas existentes naquela instituição,cade a receita federal que ferra o contribuinte..renda que aparece do nada tem que dar explicação...Vamos la vamos apurar ..Mas quem diria heim Dr. Adalberto Siuf ..ate o Sr. DOUTOR..que tristeza ,fato deploravel,baixo estou triste ,nunca imaginei isso.....
 
João Vicente de amorim em 19/03/2013 22:58:15
TODOS CULPAM SÓ A DIRETORIA,MAS SERÁ QUE TODOS SÃO CULPADOS?
AS VEZES A DIRETORIA AZ CERTO,MAS OUTRAS PESSOAS NÃO!
TEM QUE SER MUITO BEM INVESTIGADO!
EU ACHO QUE ANTES DE CRITICAR,TEMOS QUE ANALISAR!
JÁ VI MUITOS AMIGOS,SEREM ATENDIDOS E MUITO BEM ATENDIDOS NESSE HOSPITAL E TAMBÉM FALAREM BEM DELE!
E O BERNAL NINGUEM INVESTIGA?E AS RUAS SEM ASFALTO E BURACOS PELA CIDADE,FORA O RESTO QUE ELE PROMETEU E NADAAAAAAAAAAA!
PRIMEIRO A SER INVESTIGADO TEM QUE SER O BERNAL!!!!!!
SILVIO
 
SILVIO VILLA em 19/03/2013 07:40:43
Hahahaha. Eu bem que fiquei DESCONFIADO quando o pecuarista MORAIS, na maior da boa vontade, não conseguiu fazer a doação de milhões à citada instituição. Não compensava né??
 
Célio Mota em 18/03/2013 21:29:25
DR. ADALBERTO SIUFFY, QUEM DIRIA O SENHOR, ATÉ O SENHOR. LAMENTAVEL.
 
ELIEZER ARCE em 18/03/2013 19:20:32
Aqui no meu estabalecimento comercial tinha uma caixa de "troco solidário" para este hospital, já retirei de cima do meu balcão, prefiro ajudar quem realmente precisa!!!
 
Rodrigo Machado em 18/03/2013 14:10:17
Obrigada meu Deus... o Senhor nunca tarda e nunca falha!!! Tudo o que é feito encoberto, um dia será descoberto!!!... e esses "espertinhos" pensam que podem se aproveitar sempre dos menos favorecidos...mas sempre tem Alguém que tudo vê!!! Justiça seja feita.
 
Dulcinéia Silva em 18/03/2013 13:49:21
Fora contribuição de pessoas de bem, achando que a doação era usada de forma correta. Deixa esse povo vir na minha casa com aquele boletinho que eles vão ver. Cambada.
 
Paula Martins Sobral em 18/03/2013 12:26:33
É para acabar!!! sempre suspeitei de algumas coisas que acontecem no referido hospital. Minhas suspeitas aumentaram, quando toda aquela problemática do Hospital Universitário, onde um desses médicos fazia encaminhamento para própria clínica(Neorad), lembram no ano passado?
O Brasil é comparado a um BELO Oceano, onde podemos visualizar belezas incomapáveis, mas o que estraga são os TUBARÕES de duas pernas, que estão podres de ricos, mas não perdem oportunidade de se darem bem na desgraça(doença) dos outros.
Parabéns!!! MPE, em especial a jovem Promotora Paula Volpe, pelo trabalho que estava desenvolvendo.
Infelizmente, em toda essa história, quem perde E muito é a população mais necessitada e consequentemente seus familiares.
 
Neyde de Oliveira em 18/03/2013 11:32:59
Quem sofre com isso tudo é sempre os pacientes, e é uma baita sacanagem a lentidão das providencias a serem tomadas, pois a 17 anos que se investiga, mais não sei quantos anos que foi instaurado inquérito e nada de solução, os empresários da saúde só visam lucro e que se danem os pacientes do SUS na ótica deles. É preciso que a justiça seja mais àgil para coibir esses desmandos e as fraudes.
 
Erudilho Nabuco em 18/03/2013 11:18:09
Peraí.. vai apenas só afastá-los? Mas e os desvios conforme denúncias e a matéria acima como ficarão? Tem que, além de afastar essa corja, DEVE AINDA O MPE sequestrar os bens da família, pra ir a leilão e com o dinheiro arrecadado tentar devolver aos cofre do referido hospital. Caso seja verdade mesmo a denúncia esse ando tem que parar na cadeia. Até quando nós pobre seres morais teremos que ler esses tipos de denuncias sem que com os bandidos não aconteçam nada. Parabéns do MPE, agora ainda é pouco falta mais.CADEIA NA TURMA. CA-DE-IA!! Isso mesmo.. CADEIA, agora não apenas pra eles né. pra todos os bandidos do INSS...enfim todos que ufanam o povo devem ir pra CADEIA. turma de badidOS.. E TEM ENTE PRECISADO DO TRATAMENTO e esses ratos tirando...ei POVO ACORDA TAMBÉM NÉ?
 
Gilson Giordano em 18/03/2013 11:14:31
E há 17 anos não se faz NADA e esses senhores continuam na direção deste hospital? Parabéns à Promotora Paula Volpe pela atitude! E espero que a "justiça" colabore com essa cidadã de bem que está lutando contra esse CÂNCER brasileiro chamado CORRUPÇÃO! Cadeia nesse povo e chega de IMPUNIDADE!
 
Ricardo Franco em 18/03/2013 11:12:05
Quando eu falo que neste país, saúde e educação se tornou um grande negócio......
 
Eduardo de Souza Neto em 18/03/2013 11:09:24
É incrível como o "brasileiro" se aproveita de situações como essa (e muitas outras mais)! Claro que não se deve generalizar! Enquanto esta senhora deveria estar viajando pelo exterior, fazendo compras em lojas caras ou enriquecendo ainda mais sua empresa, pessoas que PRECISAM de um tratamento por conta dessa doença ingrata padecem por falta de estrutura, verbas ou boa vontade. Onde está o amor ao próximo? Esse egoísmo de alguns seres humanos (se é que os podemos chamar assim) é desprezível! Cadeia nessa senhora já!
 
Ricardo Franco em 18/03/2013 11:07:59
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions