A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 18 de Agosto de 2018

22/10/2010 17:55

Índios terão que deixar fazenda de Paranhos em 10 dias

Redação

A Justiça Federal de Ponta Porã deferiu o pedido de liminar do dono da fazenda São Luiz, em Paranhos, a 469 quilômetros de Campo Grande, e deu prazo de dez dias para os indígenas da aldeia Pirajuí que ocupam a propriedade deixarem a área.

A decisão ressalta que outros pedidos, como o de antecipação dos efeitos de tutela formulado em uma ação civil, ficaram prejudicados com a liminar. Os índios ocupam a fazenda há dois meses, desde o dia 19 de agosto deste ano.

Além do prazo de dez dias, a Justiça Federal determinou que a Polícia Federal e a Funai acompanhem a reintegração de posse junto com os oficiais de Justiça.

Conforme a decisão, a presença da Funai é exigida "de forma a assegurar os direitos de todos os envolvidos e a realização pacífica do provimento".

A intimação ainda não foi entregue aos indígenas e o prazo de dez dias é a partir da data em que eles forem intimados.

Fazenda - A fazenda São Luiz fica em Paranhos na fronteira com o Paraguai e faz parte de uma área considerada pelos indígenas YPo´i, ou seja, de ocupação tradicional. Os indígenas querem a demarcação imediata.

Requeridas em 1890, as terras que formam a Fazenda São Luiz foram escrituradas em 1902 e divididas entre 19 irmãos, mas um deles, Fermino Aurélio Escobar, de 78 anos, comprou oito dessas áreas.

Os conflitos entre proprietários de fazendas em Paranhos e indígenas que habitavam a aldeia Pirajuí já resultaram na morte de duas pessoas em outubro do ano passado.

Os professores indígenas Genivaldo Vera e Rolindo Vera desapareceram após se envolverem em um conflito com homens armados e o corpo de Genivaldo foi localizado em um córrego. A cabeça estava raspada e ele coberto de ferimentos. Rolindo até hoje não foi localizado.

Último sorteio da Mega-Sena na semana pode pagar até R$ 23 milhões
Neste sábado (18) o último dos três sorteios da semana da “Mega-Sena dos Pais) pode pagar para um ou mais acertadores até R$ 23 milhões. Durante os o...
Gabaritos do Enceja já estão disponíveis no site do Inep
O Ministério da Educação (MEC) divulgou no final da tarde de hoje (17) gabarito oficial do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens...
Capes torna mais rígida avaliação de cursos de pós-graduação
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tornou mais rígida a avaliação dos cursos de pós-graduação no país. De acordo c...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions