ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Agência antidrogas destrói 321 toneladas de maconha em operação na fronteira

Foram queimados 96 hectares de lavouras de maconha e 19 acampamentos

Helio de Freitas, de Dourados | 20/04/2021 11:04
Maconha encontrada em acampamento é queimada durante operação (Foto: Divulgação)
Maconha encontrada em acampamento é queimada durante operação (Foto: Divulgação)

Em nova investida contra produtores de maconha da fronteira com Mato Grosso do Sul, a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai destruiu pelo menos 321 toneladas da droga nos departamentos (equivalentes a Estado) de Amambay e Canindeyú. A Operação Ômega teve apoio do Ministério Público e da FTC (Força-Tarefa Conjunta).

A ação durou vários dias nos arredores das colônias Yby Pytá e Mbokaja'i. A Senad estimou em 9 milhões de dólares o tamanho do prejuízo para os plantadores de maconha, cuja produção é destinada para o mercado brasileiro.

As buscas localizaram 19 acampamentos montados no meio do mato para secar, picar e prensar a maconha. As estruturas foram queimadas.

Os agentes antidrogas também cortaram e queimaram 96 hectares de lavouras de maconha. Cada hectare produz pelo menos três toneladas da droga pronta para o consumo, ou seja, essas lavouras renderiam 288 toneladas. As outras 33 toneladas estavam nos acampamentos.

Em nota encaminhada pela assessoria de comunicação, a Senad promete manter as ações para destruir lavouras de maconha na fronteira.

Ontem, na capital Asunción, o presidente Mario Abdo Benítez se reuniu com a ministra da Senad Zully Rolón, com o embaixador brasileiro no Paraguai Flavio Soares Damico e com representantes da polícia brasileira para estreitar a parceria contra o crime organizado na linha internacional.

Conforme a Senad, em sete anos de trabalho conjunto, a agência antidrogas e a Polícia Federal brasileira causaram prejuízo de 1 bilhão de dólares aos traficantes. Nesse tempo, 16 brasileiros com ordem de captura foram presos no Paraguai e entregues ao Brasil.

Nos siga no Google Notícias