ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Apesar de "morte coletiva", produtores esperam saída de índios de 3 fazendas

Aline dos Santos | 18/12/2013 09:33

Com a suspensão da reintegração de posse da fazenda Chaparral, em Japorã, que deveria acontecer nesta quarta-feira, os produtores rurais aguardam definição sobre outras três fazendas: São Pedro, Remanso e São José.

Ontem, o presidente do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), desembargador Newton De Lucca, suspendeu a liminar que autorizava o despejo. Em carta, os guarani-caiuá afirmaram que iriam resistir à reintegração e anunciaram "morte coletiva".

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Iguatemi, Hilário Parise, a Justiça Federal determinou a saída dos índios das quatro fazendas, mas só para a Chaparral havia autorização de uso da força policial. Ele relata que a expectativa é que decisão semelhante, determinando o cumprimento efetivo da reintegração de posse, seja obtida para as outras fazendas.

Em Japorã, a invasão de 14 áreas, sendo sete fazendas e sete propriedades menores, começou em outubro deste ano. Ao todo, os imóveis rurais equivalem a 9.461 hectares. Segundo o presidente do Sindicato Rural, a área é tratada como prioritária nas negociações com o governo federal e os fazendeiros querem vender as propriedades, desde que recebam pelas benfeitorias e pela terra nua.

A última reintegração realizada no Estado foi em 30 de maio, na fazenda Buriti, em Sidrolândia. A ação resultou na morte do terena Oziel Gabriel, de 35 anos. O conflito ganhou projeção nacional e trouxe romaria de representantes do governo federal a Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias