ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Após 5 mortes, MPMS recomenda o uso de máscara em município

Avanço de casos no Interior preocupa em cidade onde vírus saiu na frente, mas foi controlado

Tainá Jara | 21/06/2020 13:41
Blitz educativa para alertar a população de Três Lagoas sobre o novo coronavírus (Foto: Divulgação/Prefeitura de Três Lagoas)
Blitz educativa para alertar a população de Três Lagoas sobre o novo coronavírus (Foto: Divulgação/Prefeitura de Três Lagoas)

Após 5 mortes e ter saído na frente em número de casos confirmados da doença, no início da pandemia, as autoridades de Três Lagoas temem pelo avanço da doença no interior de Mato Grosso do Sul. Para evitar novas contaminações, o Ministério Público Estadual recomendou o uso de máscaras inclusive em ambientes externos.

A nota de esclarecimento, emitida neste sábado, e assinada em conjunto com representantes do Ministério Público Federal e Ministério Público do Trabalho, destaca a necessidade de redobrar os cuidados de higiene pessoal e uso de máscaras, bem como evitar aglomerações e cumprir as regras dos decretos municipais.

Embora as legislações determinem a obrigatoriedade do uso de máscaras apenas dentro de estabelecimentos públicos e privados, o MP recomenda à população de Três Lagoas para que intensifique as medidas de prevenção, inclusive com o uso de máscaras nas ruas e ambientes externos que tenham circulação e fluxo de pessoas.

Divisa com o estado de São Paulo, epicentro da doença no País, a cidade foi uma das primeiras a ter casos disparados no Interior, no final de março, época das primeiras suspeitas da doença no Estado. Foram cinco mortes, a maioria envolvendo idosos de uma casa de repouso, por onde o vírus se alastrou. Após o susto, a prefeitura conseguiu controlar os casos e hoje soma apenas 213 das 5.237 confirmações do Estado.

No alerta emitido do MP, o promotor de Justiça, Moisés Casarotto, argumento que, embora a Saúde tenha aumentado o número de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), atualmente há escassez em todo o Brasil de medicamentos sedativos e anestésicos para entubação de pacientes mais graves, bem como ainda não há, na cidade, um programa de testagem da população em geral, para isolar imediatamente os contaminados, especialmente os assintomáticos.

“Portanto, mantenha o distanciamento social, permaneça em casa o maior tempo possível e, quando houver necessidade de sair, use sempre máscara”, alertou.

Nos siga no Google Notícias