ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Após carta de servidores, índios apoiam novo coordenador da Funai

Moradores de aldeias da região de Dourados afirmam que coordenador tem história de luta pela comunidade

Helio de Freitas, de Dourados | 10/10/2017 10:37
Índios protestam em apoio a coordenador da Funai em Dourados (Foto: Direto das Ruas)
Índios protestam em apoio a coordenador da Funai em Dourados (Foto: Direto das Ruas)

Índios das aldeias Bororó e Jaguapiru e de outras áreas da região protestam nesta terça-feira na sede da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Segundo os líderes do movimento, o objetivo é dar apoio ao coordenador regional do órgão, Fernando da Silva Souza, nomeado no dia 18 de setembro deste ano.

A manifestação é uma resposta ao movimento organizado por servidores da Funai em Dourados, que enviaram uma carta ao presidente Michel Temer, ao presidente da fundação Franklimberg Ribeiro de Freitas, ao ministro-chefe da Casa Civil Eliseu Padilha e ao ministro da Justiça Torquato Jardim. Pelo menos cem pessoas ocuparam a sede em apoio a Fernando, que recebeu as lideranças no saguão do prédio.

No documento, com 16 assinaturas, os servidores reclamam de interferência política na nomeação e cobram a manutenção no cargo do servidor de carreira José Vitor Dalla Nora. Ele ficou interinamente na coordenação até a nomeação de Fernando. A coordenação regional de Dourados atende pelo menos metade dos 50 mil índios de Mato Grosso do Sul.

"Estamos aqui na Funai para manifestar nosso apoio à nomeação do indígena Fernando Souza, por sua história de lutas dentro da comunidade indígena. Queremos mostrar que nossa voz precisa ser ouvida e só através de um líder capacitado e articulado como Fernando isso será possível. Esse movimento é uma resposta à carta escrita por meia dúzia de não indígenas enviada a Brasília. Fernando Souza nos representa e vai ficar, estamos prontos para a luta”, afirmou ao Campo Grande News o agente de saúde indígena Leoson Mariano. Fernando é da etnia Terena.

Esse é o segundo protesto na Funai em Dourados nos últimos dias. No dia 2 deste mês, um grupo menor, de um acampamento perto da BR-463, protestou contra a nomeação de Fernando Souza, que foi feita sem um diálogo com as comunidades, segundo o cacique Bonifácio Duarte.

Nomeação – Servidor concursado na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e com atuação nos conselhos estadual e nacional de saúde indígena, Fernando teve aval do deputado federal Geraldo Resende (PSDB) para assumir o cargo.

Parte dos funcionários, no entanto, protestou contra a nomeação, que teria sido feita sem diálogo com o movimento indígena e com os servidores da Coordenação Regional de Dourados e contra uma posição da Aty Guasu, principal articulação dos Guarani e Kaiowá, que defendia a permanência do servidor José Vitor Dalla Nora.

“As lideranças ali presentes afirmaram claramente que não aceitariam qualquer nomeação por motivação político-partidária”, afirmaram os servidores na carta. José Vitor assumiu o temporariamente o cargo em fevereiro deste ano, após a exoneração de Vander Aparecido Nishijima, que era da cota do PT.

Nos siga no Google Notícias